Produtividade e qualidade industrial do arroz de terras altas em função da disponibilidade hídrica e adubação

Autores

  • Angela Cristina Camarim Alvarez Artigiani Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Orivaldo Arf Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Rita de Cássia Felix Alvarez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão

Palavras-chave:

Oryza sativa L., silicato, nitrogênio, sistemas de cultivo.

Resumo

A combinação de adubações com nitrogênio e silício, em quantidades adequadas, pode aumentar a produtividade e a qualidade dos grãos de arroz. Este trabalho objetivou avaliar componentes de produção, produtividade e qualidade industrial de grãos de arroz, cultivar BRS Primavera, em função da aplicação de silício combinado com adubação nitrogenada em cobertura, em condições de sequeiro e irrigado, em Selvíria (MS). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema de parcelas subsubdivididas, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelos sistemas de cultivo (sequeiro e irrigação por aspersão), as subparcelas pela aplicação de silício (0 kg ha-1 e 100 kg ha-1) e as subsubparcelas por doses de nitrogênio em cobertura (0 kg ha-1, 30 kg ha-1, 60 kg ha-1 e 90 kg ha-1). A irrigação proporcionou aumento na altura da planta e produtividade de grãos, e a aplicação de silício não alterou os componentes da produção e a produtividade de grãos, nem interferiu no rendimento industrial em cultivo irrigado. O aumento das doses de N, no sistema irrigado por aspersão, incrementou a altura, número de colmos e de panículas m-2, número total de espiguetas e a produtividade de grãos, no entanto, no sistema de sequeiro, a produtividade de grãos foi reduzida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual.

Downloads

Publicado

29-09-2012

Como Citar

ARTIGIANI, A. C. C. A.; CRUSCIOL, C. A. C.; ARF, O.; ALVAREZ, R. de C. F.; NASCENTE, A. S. Produtividade e qualidade industrial do arroz de terras altas em função da disponibilidade hídrica e adubação. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 340–349, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/17595. Acesso em: 16 jun. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal