PROCEDÊNCIA DO FRUTO E SUBSTRATOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Pseudobombax longiflorum (Mart. et Zucc.) A. Robyns

Autores

  • Elâine da Silva Ladeia Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), Brasil
  • Maria de Fátima Barbosa Coelho Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil
  • Rodrigo Aleixo Brito de Azevedo Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil
  • Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil

Palavras-chave:

Imbiruçu, comportamento germinativo, Cerrado.

Resumo

O imbiruçu [Pseudobombax longiflorum (Mart. et Zucc.) A. Robyns] é uma espécie arbórea que ocorre no Cerrado brasileiro. O extrativismo e a destruição deste bioma têm reduzido as populações de P. longiflorum e estudos de germinação são prioritários para sua conservação. Este trabalho objetivou avaliar o comportamento germinativo de sementes de duas populações de P. longiflorum, em diferentes substratos. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x5 (duas populações x cinco substratos), com cinco repetições de 50 sementes para cada tratamento. As duas populações amostradas foram provenientes de Rondonópolis e Cuiabá (MT). Os substratos consistiram de terra preta, vermiculita, areia, terra preta + vermiculita (1:1) v/v e terra preta + areia (1:1) v/v. Foi determinada a percentagem de germinação e de sementes viáveis, mortas e com fungos e o tempo médio de germinação. A maior germinabilidade ocorreu no substrato areia (78%), em sementes oriundas de Cuiabá, e nos substratos areia e vermiculita (36,6%), nas sementes provenientes de Rondonópolis. O tempo médio de germinação variou de 10,6 a 16,5 dias, para as sementes de Rondonópolis, e de 14,7 a 18,1, para as de Cuiabá. As sementes de Rondonópolis, no substrato terra preta, apresentaram 66,7% de mortalidade, com a presença de fungos dos gêneros Fusarium e Rhizoctonia. As sementes de P. longiflorum procedentes de Cuiabá apresentaram maior germinabilidade que as de Rondonópolis, sendo as mais indicadas para a produção de mudas. Recomenda-se o substrato areia para a germinação de sementes de P. longiflorum, em função da maior facilidade de aquisição e menor custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Barbosa Coelho, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil

Area Plantas Medicinais Propagação de especies nativas do Cerrado e da Caatinga

Downloads

Publicado

26-06-2012

Como Citar

LADEIA, E. da S.; COELHO, M. de F. B.; AZEVEDO, R. A. B. de; ALBUQUERQUE, M. C. de F. e. PROCEDÊNCIA DO FRUTO E SUBSTRATOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Pseudobombax longiflorum (Mart. et Zucc.) A. Robyns. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 174–180, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/15609. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal