NITROGÊNIO EM COBERTURA NA CULTURA DO MILHO EM PREPARO CONVENCIONAL E PLANTIO DIRETO CONSOLIDADOS

Autores

  • Rogério Farinelli Prof. Dr. UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
  • Leandro Borges Lemos Prof. Dr. UNESP - FCAV, campus de Jaboticabal

Palavras-chave:

Zea mays L., sistemas de manejo de solo, doses e eficiência do uso de nitrogênio.

Resumo

O nitrogênio é o nutriente exigido em maior quantidade pela cultura do milho, sendo o que mais frequentemente limita a produtividade de grãos. O objetivo do trabalho foi avaliar, em área com vinte anos (1985-2005) de estudo de sistemas de manejo de solo, na Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu (SP), a resposta do milho à produtividade, características agronômicas e eficiência de uso de nitrogênio (N), em função da adubação nitrogenada em cobertura, nos sistemas de preparo convencional e plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram representadas por preparo convencional do solo e plantio direto e as subparcelas por doses de adubação nitrogenada em cobertura (0 kg ha-1, 40 kg ha-1, 80 kg ha-1, 120 kg ha-1 e 160 kg ha-1). A adubação nitrogenada de cobertura promoveu acréscimos significativos nas características agronômicas e nutricionais do milho, com a produtividade máxima de grãos obtida com 151 kg ha-1 de N. Nas doses de 90 kg ha-1 e 145 kg ha-1 de N em cobertura, os valores da eficiência agronômica e de recuperação foram semelhantes, para o preparo convencional do solo e plantio direto, respectivamente. As produtividades de grãos e as características agronômicas e nutricionais do milho não foram afetadas pelo tipo de preparo do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Farinelli, Prof. Dr. UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Professor Doutor na área de Produção Vegetal (Agricultura), nos temas de sistema de produção, comportamento de cultivares, manejo e tratos culturais na culturas do feijão, milho, arroz e soja.

Leandro Borges Lemos, Prof. Dr. UNESP - FCAV, campus de Jaboticabal

Departamento de Produção Vegetal, UNESP-FCAV.

Downloads

Publicado

13-03-2012

Como Citar

FARINELLI, R.; LEMOS, L. B. NITROGÊNIO EM COBERTURA NA CULTURA DO MILHO EM PREPARO CONVENCIONAL E PLANTIO DIRETO CONSOLIDADOS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 63–70, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/14867. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo