ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS DE HETEROSE EM HÍBRIDOS DE POPULAÇÕES F2 DE MILHO

Autores

  • Cristiani Santos Bernini Instituto Agronômico
  • Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani Instituto Agronômico de Campinas

Palavras-chave:

Zea mays L., híbrido intervarietal, dialelo completo.

Resumo

Os híbridos desenvolvidos com o uso eficiente da heterose contribuem significativamente para o aumento de produtividade, na cultura do milho. O presente trabalho teve por objetivos avaliar híbridos de populações F2, quanto aos caracteres agronômicos, e estimar parâmetros genéticos das populações F2, bem como a heterose, utilizando-se o método de Gardner & Eberhart. Verificaram-se maiores estimativas de efeito de populações F2, para massa de grãos, na Pop.9, Pop.11, Pop.14 e Pop.15, sendo estas indicadas para programas de seleção recorrente intrapopulacional e obtenção de linhagens superiores. A Pop.10 e Pop.16 destacaram-se pelos maiores efeitos de heterose de parentais, para massa de grãos. Os híbridos Pop.12 x Pop.10 e Pop.13 x Pop.10 apresentaram alta produtividade e efeitos elevados de heterose específica, indicando a existência de locos em dominância, no controle genético de massa de grãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiani Santos Bernini, Instituto Agronômico

Formada em engenharia agronômica pela Fundação de Ensino Superior de Passos/ Universidade do Estado de Minas Gerais (2009), mestre em Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia (2011) pelo Instituto Agronômico de Campinas e atualmente cursando o doutorado no Instituto Agronômico.

Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani, Instituto Agronômico de Campinas

Pesquisadora Científica do Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Grãos e Fibras

Downloads

Publicado

09-03-2012

Como Citar

BERNINI, C. S.; PATERNIANI, M. E. A. G. Z. ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS DE HETEROSE EM HÍBRIDOS DE POPULAÇÕES F2 DE MILHO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 56–62, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/14577. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Genética e Melhoramento de Plantas