CONTROLE QUÍMICO DA BRUSONE EM ARROZ DE TERRAS ALTAS: EFEITOS NOS FUNGOS NÃO ALVOS DO FILOPLANO

Autores

  • Fábio José Gonçalves UEG
  • Leila Garcês de Araújo UFG
  • Gisele Barata da Silva UFRA
  • Marta Cristina Corsi de Filippi Embrapa Arroz e Feijão

Palavras-chave:

Oryza sativa L., Magnaporthe oryzae (Barr) Couch, biocontrole, antibiose.

Resumo

A brusone em arroz de terras altas causa danos significa-tivos, necessitando de uma a duas aplicações de fungicidas, para o controle da doença. No entanto, o efeito de fungicidas sobre fungos não alvos do filoplano do arroz e benéficos são desconhecidos. Este trabalho objetivou avaliar o efeito de fungicidas no controle da brusone nas panículas, sobre fungos não alvos do filoplano de arroz, e estudar a antibiose de fungos não alvos para M. oryzae. Foi realizado um experimento em campo, utilizando-se duas cultivares (Primavera e Bonança), quatro fungicidas (trifloxistrobina + propiconazol, azoxistrobina, tebuconazol e triciclazol) e testemunha, com delineamento experimental em blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas, e quatro repetições. Foram avaliados a severidade da brusone nas panículas, o teor de clorofila nas folhas, o número de unidades formadoras de colônia cm-² de folha e a antibiose. A cultivar Primavera apresentou maior severidade de brusone nas panículas do que a Bonança. Os fungicidas azoxistrobina e trifloxistrobina + propiconazol diferiram significativamente da testemunha, com menores severidades de brusone nas panículas. O teor de clorofila não foi influenciado pelo tratamento com fungicida, mas houve diferença entre as cultivares. Os fungicidas tebuconazol, trifloxistrobina + propiconazol e azoxistrobina reduziram significativamente os fungos do filoplano, em relação à testemunha. O triciclazol proporcionou maior número de unidades formadoras de colônia cm-² de folha, não diferindo da testemunha. Dos quatro fungos testados, apenas Epicoccum sp. apresentou antagonismo para M. oryzae.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Garcês de Araújo, UFG

Atuo como Professora do Departamento de Biologia Geral da UFG na área de Genética e Melhoramento de Plantas e de genética de Microorganismos

Downloads

Publicado

16-03-2012

Como Citar

GONÇALVES, F. J.; ARAÚJO, L. G. de; SILVA, G. B. da; FILIPPI, M. C. C. de. CONTROLE QUÍMICO DA BRUSONE EM ARROZ DE TERRAS ALTAS: EFEITOS NOS FUNGOS NÃO ALVOS DO FILOPLANO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 77–81, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/13565. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Proteção de Plantas