QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES E CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE FEIJOEIRO, EM FUNÇÃO DE APLICAÇÕES DE PARAQUAT EM PRÉ-COLHEITA

Autores

  • Claudinei Kappes Universidade Estadual Paulista
  • Orivaldo Arf Universidade Estadual Paulista
  • João Paulo Ferreira Universidade Estadual Paulista
  • José Roberto Portugal Universidade Estadual Paulista
  • Andrews Molnar Alcalde Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Valentini Arf Universidade Estadual Paulista
  • Rafael Gonçalves Vilela Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris L., dessecação com herbicida, germinação, vigor de sementes.

Resumo

A qualidade fisiológica de sementes e o crescimento de plântulas de feijão são influenciados pelo ambiente de produção e por práticas de manejo, como a dessecação química, em pré-colheita. O presente trabalho objetivou avaliar a qualidade fisiológica de sementes e o crescimento de plântulas de feijão, após aplicações de paraquat, em diferentes épocas e doses, em pré-colheita. Utilizou-se delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4x4 (épocas de aplicação x doses do herbicida), com quatro repetições. O paraquat foi aplicado aos 30, 35, 40 e 45 dias após o florescimento da cultura (DAF), nas doses de 0 g ha-1, 200 g ha-1, 400 g ha-1 e 600 g ha-1. Os resultados foram submetidos a análise de variância, sendo as épocas comparadas pelo teste Tukey e as doses por regressão. A germinação, o envelhecimento acelerado de sementes e o comprimento total de plântula não foram prejudicados, após as aplicações de paraquat em pré-colheita. Porém, a germinação, após o teste de frio, e o comprimento da parte aérea de plântula foram afetados pelas épocas de aplicações de paraquat, obtendo-se melhores resultados quando o dessecante foi aplicado aos 30 DAF. A condutividade elétrica de sementes diminuiu linearmente, à medida em que as doses de paraquat aumentaram, e resultado similar foi constatado, também, para o comprimento de raiz primária de plântula, com aplicação aos 30 DAF, e primeira contagem de germinação e índice de velocidade de germinação, com aplicação aos 45 DAF. A qualidade fisiológica de sementes e o crescimento de plântulas foram afetados pela aplicação de paraquat em pré-colheita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-02-2012

Como Citar

KAPPES, C.; ARF, O.; FERREIRA, J. P.; PORTUGAL, J. R.; ALCALDE, A. M.; ARF, M. V.; VILELA, R. G. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES E CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE FEIJOEIRO, EM FUNÇÃO DE APLICAÇÕES DE PARAQUAT EM PRÉ-COLHEITA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 9–18, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/13096. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal