Um estudo com alunos da EJA sobre a relação entre a matemática escolar e a vida cotidiana na perspectiva do letramento
DOI:
https://doi.org/10.5216/nm.v7.80516Resumo
Este artigo traz a discussão realizada a partir de uma pesquisa desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal é entender que a forma como os sujeitos envolvidos conseguem enxergar a relação entre os conteúdos treinados dentro da sala de aula com as situações em que a Matemática se faz presente no cotidiano, com base nos conceitos de analfabetismo funcional. Em vista disso, dentro das atividades realizadas, elegemos um questionário socioeconômico, duas atividades diagnósticas e uma roda de conversa como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa tem abordagem qualitativa com caráter descritivo, do tipo etnográfico. Discutimos os dados a partir de concepções sobre letras matemáticas e pudemos perceber que as habilidades matemáticas dos assuntos da amostra estudada são condizentes com o cenário brasileiro, no qual se observa o baixo índice de proficiência matemática.