Um estudo com alunos da EJA sobre a relação entre a matemática escolar e a vida cotidiana na perspectiva do letramento

Autores

  • Jhone Caldeira Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Matemática e Estatística, Goiânia, Goiás, Brasil, jhone@ufg.br
  • Rayane Antunes de Morais Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Matemática e Estatística, Goiânia, Goiás, Brasil, ray.demorais@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/nm.v7.80516

Resumo

Este artigo traz a discussão realizada a partir de uma pesquisa desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal é entender que a forma como os sujeitos envolvidos conseguem enxergar a relação entre os conteúdos treinados dentro da sala de aula com as situações em que a Matemática se faz presente no cotidiano, com base nos conceitos de analfabetismo funcional. Em vista disso, dentro das atividades realizadas, elegemos um questionário socioeconômico, duas atividades diagnósticas e uma roda de conversa como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa tem abordagem qualitativa com caráter descritivo, do tipo etnográfico. Discutimos os dados a partir de concepções sobre letras matemáticas e pudemos perceber que as habilidades matemáticas dos assuntos da amostra estudada são condizentes com o cenário brasileiro, no qual se observa o baixo índice de proficiência matemática.

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Publicado

2024-11-11

Como Citar

CALDEIRA, J.; ANTUNES DE MORAIS, R. Um estudo com alunos da EJA sobre a relação entre a matemática escolar e a vida cotidiana na perspectiva do letramento. NEXUS Mathematicæ, Goiânia, v. 7, 2024. DOI: 10.5216/nm.v7.80516. Disponível em: https://revistas.ufg.br/nexus/article/view/80516. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos