O uso da inteligência artificial no combate ao tráfico de pessoas

Autores/as

  • Jordana Martins Perussi Universidade Estadual Paulista- UNESP
  • Paulo Cesa Correa Borges UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/lahrs.v4.81297

Palabras clave:

Tráfico de pessoas; Inteligência artificial; Aplicativos

Resumen

O tráfico de pessoas pode assumir um caráter transnacional, sendo imprescindível a colaboração entre os Estados na repressão aos criminosos e na identificação e localização das vítimas. Para tanto, é possível que sejam utilizadas ferramentas de inteligência artificial como mecanismos de prevenção e combate ao delito do tráfico de pessoas. A presente pesquisa utilizou-se, em um primeiro momento, de uma revisão bibliográfica acerca da aplicação da inteligência artificial na segurança pública de forma geral e posteriormente da metodologia empírica qualitativa para constatar o emprego de inteligência artificial voltada à prevenção do crime do tráfico de pessoas. Destaca-se a existência do “Stop the Traffik” que utiliza dados gerados por seu programa “Traffik Analysis Hub”, em conjunto com seu aplicativo STOP APP, para identificar rotas de tráfico de pessoas, auxiliando no trabalho de ONGs e agências governamentais. Ainda, o “Spotlight”, cujo objetivo principal é acelerar a identificação das vítimas, atua analisando anúncios sexuais em plataformas virtuais e através da inteligência artificial busca detectar padrões de tráfico sexual infantil. Por fim, pode ser citado o Hotel50k que atua em conjunto com o aplicativo Traffick Cam. O Hotel50k é uma base de dados de imagens de quartos de hotéis que ajudam na identificação de locais que possam estar sendo utilizados como cativeiros para vítimas. A Traffick Cam é um aplicativo que permite que as pessoas enviem imagens de seus quartos de hoteis para contribuir com a referida base de dados.

Biografía del autor/a

Jordana Martins Perussi, Universidade Estadual Paulista- UNESP

Mestranda em Direito pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Pesquisadora científica bolsista PIBIC/CNPQ com o tema "A violência armada contra a mulher segundo o T.J.S.P"- 2021/2022Pesquisadora científica bolsista PIBIC/ CNPQ com o tema "O crime de tráfico de pessoas como hipótese de extradição entre o Brasil e os países da América do Sul"Representante Discente do Departamento de Direito Público- 2019Participante do grupo de extensão NETPDH- Núcleo de Estudos de Tutela Penal e Direitos Humanos.

Paulo Cesa Correa Borges, UNESP

Possui graduação em Direito pela UNESP (1990), é mestre (1998) e doutor (2003) em Direito pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou estágio pós-doutoramento na Universidade de Sevilla (Departamento de Filosofia del Derecho) - Espanha (2012) e na Universidade de Granada (Departamento de Derecho Penal) - Espanha (2019). Atualmente é Professor Assistente-doutor de Direito Penal do Departamento de Direito Público e do Programa de Pós-graduação em Direito da UNESP; ex-Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da F.C.H.S./UNESP (2017-2019); foi Coordenador do PPGDIREITO - Programa de Pós-graduação em Direito da UNESP (2010-2017); é membro do Conselho de Departamento de Direito Público, do Conselho de Curso de Graduação em Direito, do Conselho de Pós-graduação em Direito; foi membro da Comissão Permanente de Pesquisa e da Câmara Central de Pós-graduação da UNESP; foi presidente do Conselho Editorial da Revista de Estudos Jurídicos UNESP (2010/2015); é parecerista de projetos de extensão da PROEX e de iniciação científica da PROPE e da CCGP Câmara Central de Pós-graduação da Unesp e da Comissão de Revalidação de Títulos; é Parecerista "Ad Hoc" da FAPESP, do CNPq, do SciELO (FAPESP - CNPq - BIRENE - FapUNIFESP); é membro do IBCCRIM e MMPD; e é Promotor de Justiça do MPESP. Foi membro do CONDEP/SP, representando a UNESP; e do CEAC - Conselho Editorial Acadêmico da Fundação Editora UNESP (2008/2011). É membro de Corpo Editorial de revistas jurídicas e revisor de periódicos jurídicos. Foi Coordenador Acadêmico do 1o. e do 7o. Núcleos Regionais da E.S.M.P. É professor convidado do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da ESMP - Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Criminologia e Direitos Humanos, pesquisando principalmente os seguintes temas: Direito Penal, Proteção Penal dos Direitos Humanos, Tráfico de Pessoas, Formas Contemporâneas de Trabalho Escravo, Violência em geral, Violência sexual e doméstica, Violência de gênero, Crime organizado, e Tutela penal dos direitos humanos.

Publicado

2024-12-12

Número

Sección

Human Rights and Resistance