OCORRÊNCIA DE DOAÇÕES DE SANGUE COM SOROLOGIA POSITIVA PARA O VÍRUS HIV NO HEMOCENTRO REGIONAL DE UBERABA (MG) – FUNDAÇÃO HEMOMINAS NO PERÍODO DE 1995 A 2006
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v38i2.6602Palavras-chave:
Doações, Vírus HIV, HIV e transfusão.Resumo
Introdução:
Embora a transmissão do vírus HIV seja preponderantemente sexual, a contaminaçãopor transfusão sanguínea também é preocupante, pois, a despeito da sensibilidade dos testes sorológicos de triagem, há o risco de contágio especialmente na fase de janela imunológica da infecção. Objetivos: Determinar a ocorrência de doações com sorologia positiva para o vírus HIV e analisá-las quanto ao perfil epidemiológico e à tendência dessas doações. Métodos: Estudo retrospectivo das doações de sangue realizadas no HRU de 1995 a 2006. Cada perfil foi analisado segundo seus valores proporcionais (para 10 mil doações) e realizado o estudo de tendência por meio do coeficiente de correlação linear, com nível de significância de 5%. Resultados: No período em estudo, foram realizadas 177.246 doações de sangue no Hemocentro Regional de Uberaba (HRU), das quais 119 apresentaram sorologia positiva para o HIV, com proporções superiores e estatisticamente significativas entre os solteiros e os doadores de menor faixa etária. Verificou-se correlação linear forte e inversamente proporcional de sorologia positiva no decorrer do período. Conclusão: O estudo encontrou progressiva queda do risco de contaminação por HIV no HRU com a diminuição de sorologia positiva nas doações sanguíneas e aumento da infecção nos indivíduos mais expostos aos fatores de risco da doença (solteiros e com menor faixa etária).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.