ABORDAGEM SOBRE ESQUISTOSSOMOSE EM LIVROS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA INDICADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – 2011/ 2012
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v43i2.31128Palavras-chave:
Esquistossomose, livros didáticos, educação em saúde, ensino de CiênciasResumo
Analisou-se o conteúdo esquistossomose em livros didáticos de Ciências e de Biologia indicados pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 e pelo Guia PNLD 2012 - Ensino Médio do Ministério da Educação. Foram examinadas 11 coleções de Ciências e 7 de Biologia. Avaliou-se a qualidade dos conceitos sobre a endemia e a conformidade da informação, das imagens e da linguagem com a faixa etária dos alunos. Os resultados revelaram incorreções em conceitos e imagens e desatualização da temática em todos os livros. Evidenciou-se a necessidade de cuidados na elaboração dos livros para que as informações não sejam discrepantes da realidade das áreasendêmicas. A informação correta contribui para a construção de um pensamento científico e crítico e auxilia na formação de atitudes que minimizem o risco de contrair a doença, fortalecendo a concepção de medidas promotoras de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.