ABORDAGEM SOBRE ESQUISTOSSOMOSE EM LIVROS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA INDICADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – 2011/ 2012

Autores

  • Felipe Leão Gomes Murta
  • Celina Maria Modena
  • Omar dos Santos Carvalho
  • Cristiano Lara Massara

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v43i2.31128

Palavras-chave:

Esquistossomose, livros didáticos, educação em saúde, ensino de Ciências

Resumo

Analisou-se o conteúdo esquistossomose em livros didáticos de Ciências e de Biologia indicados pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 e pelo Guia PNLD 2012 - Ensino Médio do Ministério da Educação. Foram examinadas 11 coleções de Ciências e 7 de Biologia. Avaliou-se a qualidade dos conceitos sobre a endemia e a conformidade da informação, das imagens e da linguagem com a faixa etária dos alunos. Os resultados revelaram incorreções em conceitos e imagens e desatualização da temática em todos os livros. Evidenciou-se a necessidade de cuidados na elaboração dos livros para que as informações não sejam discrepantes da realidade das áreas
endêmicas. A informação correta contribui para a construção de um pensamento científico e crítico e auxilia na formação de atitudes que minimizem o risco de contrair a doença, fortalecendo a concepção de medidas promotoras de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-16

Como Citar

MURTA, F. L. G.; MODENA, C. M.; CARVALHO, O. dos S.; MASSARA, C. L. ABORDAGEM SOBRE ESQUISTOSSOMOSE EM LIVROS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA INDICADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – 2011/ 2012. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 195–208, 2014. DOI: 10.5216/rpt.v43i2.31128. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/31128. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES