ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HANTAVIROSE NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2012
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v43i2.31115Palavras-chave:
Epidemiologia, zoonoses, hantavírusResumo
As hantaviroses são zoonoses que causam doenças humanas graves como a síndrome cardiopulmonar por hantavírus (SCPH) registrada no continente americano. No Brasil a SCPH é doença de notificação obrigatória aos serviços de saúde por apresentar elevada letalidade e incipiente conhecimento da sua epidemiologia. O presente estudo descreve o perfil epidemiológico da SCPH no Brasil para o período de 2007 a 2012. Foi realizado um estudo descritivo dos registros do SistemaNacional de Agravos de Notificação, foram analisadas as fichas de notificação e investigação e os dados foram avaliados quanto a completitude da informação, oportunidade e perfil dos casos registrados. Os resultados são apresentados em números brutos, medidas de proporção e tendência central e as analises foram desenvolvidas pelos softwares Excel 2010, Tabwin 32 e TerraView. No período estudado foram notificados 8.456 casos de SCPH, com confirmação de 9% (756/8.456), preferencialmente pelo critério laboratorial 91,1% (689/756). O coeficiente de letalidade médio para o período foi de 38,2%, as maiores incidências da doença foram nos estados do Mato Grosso, Santa Catarina e Distrito Federal e as maiores letalidades no Amazonas, Mato Grosso e São Paulo. Quanto à sazonalidade foram observados casos em todos os meses do ano; os óbitos foram mais frequentes em homens 72,3% (209/289) e maior letalidade 42,3% (80/189) foi observada em mulheres. Os casos acometeram principalmente pessoas que exerciam atividades relacionadas à agricultura 18,8% (90/478) que se expuseram ao ambiente com roedores 36,9% (279/756). A maioria dos pacientes necessitou de hospitalização 90,3% (683/756) e os tempos médios expressos em número de dias entre a variável início dos sintomas e as variáveis hospitalização, cura ou óbito foram
respectivamente (5, 11, 18). Os dados apresentados neste estudo poderão subsidiar as capacitações técnicas que necessitam estar voltadas para o reconhecimento da circulação do agente, oportunidade no diagnóstico e tratamento e qualidade da informação; fatores prioritários para o fortalecimento dos programas de vigilância epidemiológica da hantavirose.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.