ESTUDO DO EFEITO MOLUSCICIDA DE ESPÉCIES VEGETAIS EM EMBRIÕES E CARAMUJOS ADULTOS DE Biomphalaria glabrata SAY, 1818 (GASTROPODA, PLANORBIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v42i2.25524Palavras-chave:
Atividade moluscicida, Biomphalaria glabrata, Bioensaios.Resumo
A esquistossomose é uma doença parasitária causada por helmintos trematódeos do gênero Schistosoma, que tem o ser humano como hospedeiro definitivo e os planorbídeos do gênero Biomphalaria como hospedeiros intermediários. É a segunda doença parasitária mais importante no mundo, atingindo mais de 220 milhões de pessoas. A busca por moluscicidas derivados de espécies vegetais tem sido intensificada como alternativa ao uso de moluscicidas sintéticos. O objetivo deste trabalho foi investigar o efeito moluscicida de Annona muricata e Jatropha elliptica no caramujo adulto e em suas desovas. Nos bioensaios, observou-se que os extratos etanólicos das espécies A. muricata e J. elliptica apresentaram efeito concentração-dependente com valores de DL90 68,3 e 41,1 mg/mL-1 , respectivamente, sobre o caramujo adulto, e DL90 27,7 e 24,0 mg/mL-1 sobre as suas desovas. As espécies vegetais investigadas neste trabalho apresentam efeito moluscicida e possivelmente podem ser fontes de compostos no controle da esquistossomose.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.