CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: ESTUDO RETROSPECTIVO EM ASSIS BRASIL, ACRE.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v42i2.25522Palavras-chave:
Leishmaniose cutânea, Vigilância, Saúde na fronteira, Tratamento.Resumo
Este estudo descreve o perfil epidemiológico da leishmaniose tegumentar americana (LTA) em Assis Brasil-AC entre 2003 e 2010. As fichas de notificação dos casos confirmados de LTA do município foram revisadas e as frequências foram comparadas utilizando-se o Teste Exato de Fisher ou Qui-quadrado. Foram notificados 579 casos de LTA, com um coeficiente de detecção de 191 e 82 casos por 10.000 habitantes em 2003 e 2010, respectivamente. Os casos ocorreram mais em homens (63,0%), em moradores da zona rural (72,3%) e com ocupação relacionada ao meio ambiente (52,5%). Cerca de 81% dos casos era de moradores de Assis Brasil, 3,6% de outros municípios acreanos, 10,4% do Peru, 1,7% da Bolívia e 3,8% sem informação. Houve predomínio da forma cutânea (53,5%), com poucas recidivas (1,7%). O diagnóstico foi confirmado preferencialmente com o teste intradérmico, sendo o diagnóstico microscópico direto pouco usado (17,4%). Inadequações no tratamento prescrito ocorreram quanto à dose (inadequada em 56,3% dos casos mucosos) e ao tempo de tratamento (3,7% dos casos com tempo insuficiente). Existe aparente deficiência de recursos humanos para executar os testes diagnósticos necessários e fazer o preenchimento da ficha de notificação, portanto melhorias na rede de atenção básica são necessárias para o controle eficiente desta endemia.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.