AVALIAÇÃO DO EFEITO DO INSETICIDA MALATHION APLICADO SOB A FORMA DE ULTRA BAIXO VOLUME COM EQUIPAMENTOS PORTÁTIL E PESADO SOBRE Aedes aegypti (Diptera: Culicidae)

Autores

  • Maria T. M. Andrighetti
  • Maria L. G. Macoris
  • Luiz Takaku
  • Karen C. Galvani
  • Rubens P. Cardoso
  • Sirle S. Scandar
  • Carmen M. Glasser
  • Dalva M. V. Wanderley
  • Hyun M. Yang

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v42i1.23588

Palavras-chave:

Aedes aegypti, Controle de formas adultas, Ultrabaixo volume (UBV), Atomizador portátil, Atomizador acoplado a veículo.

Resumo

Avaliou-se o efeito da aplicação de inseticida sobre formas adultas de Aedes aegypti realizadaa ultrabaixo volume (UBV) com atomizadores motorizados portáteis e acoplados a veículo. Ostratamentos com ambos os equipamentos foram realizados em São José do Rio Preto e Marília,estado de São Paulo, Brasil. A efetividade foi verificada pela exposição de fêmeas de Ae. aegypti emgaiolas-sentinela. O impacto das aplicações na população adulta do vetor foi avaliado por meio dacoleta de adultos no intradomicílio e peridomicílio antes e após os tratamentos. Os resultados obtidoscom cada equipamento foram semelhantes nas duas cidades. A mortalidade de fêmeas expostas emgaiolas-sentinela, no intradomicílio, atingiu percentual médio de 96,5% nas duas cidades nas áreastratadas com equipamento portátil. Foi de 54,3% o percentual nas áreas tratadas com equipamentoacoplado a veículo. Na avaliação de impacto sobre a população adulta, as coletas revelaram queo equipamento portátil causou redução média de 84,3% na positividade dos imóveis e 77,9% dediminuição no número de fêmeas por imóvel. Com equipamento acoplado a veículo, houve reduçãode 49,7% na positividade de imóveis para fêmeas de Ae. aegypti e de 44,6% no número de fêmeaspor imóvel. Os resultados demonstraram impacto significativamente maior na população adulta comequipamento portátil e também maior mortalidade no intradomicílio, local de maior permanênciadas fêmeas do vetor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ANDRIGHETTI, M. T. M.; MACORIS, M. L. G.; TAKAKU, L.; GALVANI, K. C.; CARDOSO, R. P.; SCANDAR, S. S.; GLASSER, C. M.; WANDERLEY, D. M. V.; YANG, H. M. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO INSETICIDA MALATHION APLICADO SOB A FORMA DE ULTRA BAIXO VOLUME COM EQUIPAMENTOS PORTÁTIL E PESADO SOBRE Aedes aegypti (Diptera: Culicidae). Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 42, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpt.v42i1.23588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/23588. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES