FINE STRUCTURE OF "LEPTOMONAS PESSOAI' IN THE PROMASTIGOTE STAGE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v4i3.22434Resumo
A ultraestrutura da "Leptomonas pessoai" na fase promastigota é descrita e comparada com a de outros tripanosomatideos.O micro organismo é envolvido por uma membrana de dupla camada, a qual reveste a bolsa flagelar e é contínua
com a membrana limitante do flagelo. Uma estrutura semelhante a desmosoma promove o contacto íntimo
entre o flagelo e a película. Uma única fileira de microtubulos sub-peliculares regularmente arranjados situase
paralelamente ao eixo logitudinal da célula. Somente uma fileira de quatro a seis microtubulos está presente sob a
membrana limitante da bolsa do flagelo.
O flagelo exibe, caracteristicamente, duas fibrilas centrais e nove periféricas, sendo estas duplas e constituídas por duas subfibrilas. O cinetoplasto apresenta cristas e uma densa estrutura lamelar de DNA que se apresenta frequentemente em continuidade com uma mitocondria, Um citóstoma aparece como um prolongamento da bolsa flagelar em estreita associação com o aparelho de Golgi e em forma de um funil alongado.
O retículo endoplasmático é pouco desenvolvido Ribosomas ou pólisomas preenchem o citoplasma ao lado de numerosos corpos eletro-densos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.