NOVO MEIO LIQUIDO AUTOCLAVÁVEL ISENTO DE SANGUE, PARA ISOLAMENTO PRIMÁRIO DE LEISHMANIAS DE LESÕES TEGUMENTARES: I - SUA POTENCIALIDADE NO ESTUDO DA BIOLOGIA DOS TRIPANOSOMATIDEOS

Autores

  • William Barbosa
  • Ana Cândido Czerewuta
  • Osvaldira Seabra Oliveira
  • Raquel Lopes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v13i1.21269

Resumo

Novo meio, inicialmente denominado, BHYMI (Brain-heart-yeast-meat infusion) logo Rq.,constante basicamente de extrato de cérebro, extrado de coração, extraio de carne, extrato delevedura, mais glicose, cloreto de sódio e água, é meio monofásico de baixo custo, disponível nocomércio ou facilmente preparado com matérias primas locais, no laboratório, de fácil esterilização,claro, facilitando a coleta e contagem dos organismos cultivados; foi usado, inicialmente, comoa fase líquida dos meios difásicos NNN ou Ducrey, logo como meio de cultura único (exclusivo)para cultivo de leishmanias.É capaz de isolar primariamente leishmania de lesões, em proporção bastante razoáveis,manter cepas isoladas e de funcionar mesmo após ser guardado por 12 meses à temperaturaambiente, como líquido ou por mais tempo quando liofilizado. Seu pH ótimo é de 7.4 a 7.6.Quando enriquecido com soro fetal bovino (S. F. B) na proporção de 5, 10, 20 e/ou 30%potência o crescimento das cepas de leishmanias e permite o cultivo de Trypanossomas sp; usado emtemperatura mais elevada condiciona o aparecimento de formas amastigotas dos tripanosomatídeos.Quando associado a soro de pato e/ou na presença de cloridrato de tetraciclina estimula ametaciclogenese do Trypanosoma cruzi.Associado ao sangue (plasma e/ou soro) de galinha estimula a transformação de promastigotade leishmania sp para amastigota cm temperatura adequada (3S°C).Enriquecido com carvão de sangue de feto bovino, de bovino adulto e de pato ("Charcoal"- sangue dissecado pelo calor lento e permanente, desidratado ou não, previamente, a vácuo, emoído finamente, para se transformar cm pó) - permite o crescimento exuberante dcTrypanosornatideose mantém os atributos que soros e plasmas frescos ou conservados conferem ao meio,sendo muito bom para manutenção e crescimento de Trypanosoma cruzi.Este meio pode ser usado como difásico sendo incorporado à peptona ou ãgar, como base,tendo como meio iíquido o próprio meio, soros conservados de boi, SFB ou soro de pato, meio199, meio de Gracc ou suplemento líquido de Hanks. dependendo da finalidade do cultivo.A associação de extrato de flebotomíneos ou de triatomíneos ao meio permitiu tambémcrescimento aumentado das leishmanias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BARBOSA, W.; CZEREWUTA, A. C.; OLIVEIRA, O. S.; OLIVEIRA, R. L. de. NOVO MEIO LIQUIDO AUTOCLAVÁVEL ISENTO DE SANGUE, PARA ISOLAMENTO PRIMÁRIO DE LEISHMANIAS DE LESÕES TEGUMENTARES: I - SUA POTENCIALIDADE NO ESTUDO DA BIOLOGIA DOS TRIPANOSOMATIDEOS. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 13, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v13i1.21269. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/21269. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES