EXPRESSÃO DE TROMBOSPONDINA-1 EM INDIVÍDUOS INFECTADOS PELO HTLV-1 ASSINTOMÁTICOS E PACIENTES PORTADORES DA MIELOPATIA ASSOCIADA AO HTLV/PARAPARESIA ESPÁSTICA TROPICAL.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v41i3.20749Palavras-chave:
HAM/TSP, HTLV-1, Patogênese, Trombospondina-1, Inflamação.Resumo
O Vírus Linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1) está associado a uma mielopatia (chamada mielopatia associada ao HTLV - HAM/TSP). A trombospondina-1 (TSP-1) é uma proteína da matriz que interfere com a adesão, a motilidade, e a proliferação celular. Níveis de expressão de RNA mensageiro (mRNA) da trombospondina-1 foram avaliados em indivíduos infectados por HTLV-1: 11 pacientes assintomáticos, 18 com mielopatia ou oligossintomáticos, e 13 participantes não-infectados. O RNA de células mononucleares do sangue periférico foi submetido à análise de RT-PCR para trombospondina-1. O número de indivíduos que expressaram esta proteína foi maior no grupo com mielopatia/sintomas (14/18, p = 0,007). Em geral, a tendência para valores mais elevados de mRNA de trombospondina-1 foi observada no grupo de infectados pelo vírus (p = 0,062). Os níveis mais elevados de expressão do mRNA foram detectados no início dos sintomas clínicos da HAM/TSP. Estudos adicionais com maior número de amostras são necessários para elucidar melhor o papel desta proteína da matriz na rede inflamatória relacionada à HAM/TSP.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.