LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL EM LAUDOS CITOPATOLÓGICOS REALIZADOS DURANTE SEIS ANOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v41i2.19324Palavras-chave:
Candida, Candidíase vulvovaginal, Epidemiologia.Resumo
Candidíase Vulvovaginal (CVV) é uma infecção vaginal comum. O constante aumento da incidência da doença pode estar associado a fatores como idade, infecção por HIV, diabetes, uso de métodos hormonais de contracepção e alterações citopatológicas. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de Candida sp. em amostras de secreção vaginal no estado do Rio Grande do Sul, no período de 2005 a 2010. Trata-se de um estudo retrospectivo e observacional, por meio do qual foram avaliados 121.328 relatórios médicos de citopatologia num período de seis anos. Foram constatados 8.582 (7,1%) casos positivos de Candida sp.. A idade média das pacientes era de 35 anos. Mais da metade das pacientes (53%) usavam anticoncepcional oral e, em 49% dos casos, verificou-se a existência de alterações no colo do útero. A continuidade da investigação epidemiológica é necessária para o acompanhamento das tendências ao longo dos anos e para uma melhor compreensão dos fatores que predispõem à CVV no Brasil.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.