Biomphalaria glabrata: EXPOSIÇÃO A DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CARBONATO DE CÁLCIO INFLUENCIAM O CRESCIMENTO, A MATURIDADE SEXUAL E A FORMAÇÃO DE PÉROLAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v40i4.16763Palavras-chave:
Biomphalaria glabrata, Pérolas, Carbonato de cálcio, Esquistossomose, Planorbidae.Resumo
O cálcio desempenha um papel fundamental na vida dos caramujos, regulando diferentes processos como motilidade, crescimento e divisão celular. O cálcio influencia diretamente o crescimento da concha, fecundidade, oviposição, mortalidade, metabolismo interno e homeostase. O objetivo deste trabalho foi descrever a formação de pérolas em Biomphalaria glabrata expostos a diferentes quantidades de carbonato de cálcio em condições de laboratório. As pérolas foram observadas na glândula digestiva e no intestino no grupo de caramujos expostos a 20 e 60 mg /L de carbonatode cálcio após 45 dias. Os resultados mostram que os caramujos produzem pérolas como um reservatório de cálcio antes de atingirem a maturidade sexual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.