Cryptococcus neoformans ISOLADOS DE Periplaneta americana RECOLHIDAS DE AMBIENTES PÚBLICOS E SUA RELEVÂNCIA PARA SAÚDE HUMANA E ANIMAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v40i3.15974Palavras-chave:
Cryptococcus neoformans, Baratas, Escolas, Hospitais, Igrejas.Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a presença de
Cryptococcus neoformans em baratas (Periplaneta americana) recolhidas de ambientes públicos. A motivação para esta pesquisa deve-se ao fato de esta espécie de barata ser sinantrópica e veiculadora de vários agentes patogênicos para o homem e animais, o que é relevante para a saúde pública. Os insetos foram recolhidos vivos, mediante emprego de armadilhas, e também mortos, totalizando 150 amostras. A pesquisa da presença do agente nos insetos foi feita no Laboratório de Leveduras Patogênicas e Ambientais, Departamento de Microbiologia e Imunologia Veterinária do Instituto de Veterinária da UFRRJ, por processamento do exoesqueleto e de seu conteúdo interno, com semeadura em meio de cultivo contendo dopamina. As confirmações de isolamento foram realizadas por meio de testes de macromorfologia, micromorfologia, auxanograma e provas complementares. Não se obteve o isolamento de Cryptococcus neoformans do exoesqueleto; os cinco obtidos (3,3%) foram do conteúdo interno dos insetos que, após sorogrupagem em meio CGB, revelaram-se pertencentes ao sorogrupo AD. As baratas da espécie Periplaneta americana são, portanto, consideradas um potencial vetor para a levedura estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.