GESTÃO DA QUALIDADE: IMPLEMENTAÇÃO NO SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM LEISHMANIOSES DE PERNAMBUCO-BRASIL

Autores

  • Milena de Paiva-Cavalcanti
  • Patrícia dos Santos Silva
  • Maria Edileuza Felinto de Brito
  • Sinval Pinto Brandão Filho

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v39i2.10737

Palavras-chave:

Serviço de Referência em Leishmanioses, Gestão da Qualidade, ISO 15189.

Resumo

O Serviço Regional de Referência em Leishmanioses de Pernambuco (Brasil) fornece diagnóstico de complexidade, controle de qualidade para os Laboratórios Centrais (LACENs) do Nordeste e treinamento de Recursos Humanos. Esta prestação de serviço gerou a necessidade de garantia da qualidade dos resultados e da satisfação do cliente, culminando com a busca dos conhecimentos fornecidos pela ISO 15189. A interpretação da norma promoveu conhecimentos voltados para o Sistema de Gestão da Qualidade. A redação de documentos (POPs e Manual da Qualidade) envolveu toda a equipe inicialmente voltada apenas para atividades de pesquisa. O apoio institucional foi importante para a superação de pontos de resistência a uma nova realidade. A implementação da Gestão da Qualidade gerou avanços que, a médio e longo prazo, irão reduzir os custos com reposição de equipamentos, perda de reagentes e material biológico. A garantia de um trabalho executado com

 

segurança fornece, além da credibilidade externa,  satisfação interna e maior produção científica.

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Publicado

2010-08-04

Como Citar

PAIVA-CAVALCANTI, M. de; SILVA, P. dos S.; BRITO, M. E. F. de; BRANDÃO FILHO, S. P. GESTÃO DA QUALIDADE: IMPLEMENTAÇÃO NO SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM LEISHMANIOSES DE PERNAMBUCO-BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 151–156, 2010. DOI: 10.5216/rpt.v39i2.10737. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/10737. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

INFORME