HISTÓRIA DAS DOENÇAS E ESTÓRIAS DE DOENTES: HISTÓRIA, CIÊNCIA E FICÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v39i2.10735Palavras-chave:
Doenças, História, Construtivismo, Robinson Crusoe.Resumo
Em um artigo anterior (Avila-Pires, 2008), discuti a possível natureza da doença descrita por Daniel Defoe na novela em que relata as aventuras de Robinson Crusoe. Uma vez publicado, o trabalho suscitou comentários de leitores frustrados por eu não ter diagnosticado a doença em questão dentre as possíveis que sugeri. Ora, o meu objetivo, no artigo, era a análise de uma estória romanceada e não de um fato histórico. A doença, no caso, era tão imaginária quanto a estória, por mais sugestivos que fossem seus sintomas. No presente artigo, decidi explorar a natureza da história em oposição
à ficção literária. Com o objetivo de discutir a natureza da investigação histórica das doenças do passado, enfatizo a diferença conceitual entre a objetividade/realidade das lesões patológicas e as doenças como constructos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.