MÉTODOS DE TRIAGEM E DIAGNÓSTICO NA INFECÇÃO PELO PAPILOMAV RUS HUMANO, NA NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL E NO CÂNCER DO COLO UTERINO

Authors

  • Rosane Ribeiro Figueiredo Alves
  • Joaquim Caetano de Almeida Netto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v33i2.3434

Abstract

O papel das infecções persistentes causadas por alguns genotipos do Papilomavírus humano (HPV) nas neoplasias intra-epiteliais cervicais e na carcinogênese do colo uterino foi definitivamente estabelecido. A triagem citológica e o tratamento dessas lesões precursoras propiciaram uma redução importante na incidência dessa neoplasia e na mortalidade dela decorrente. A baixa sensibilidade e especificidade da citologia, associada ao elevado custo da sua implementação em programas de triagem em massa, tem sido motivo de debate. Como conseqüência dessa discussão, desenvolveram-se novas tecnologias, como a citologia monocamada e a triagem automatizada de esfregaços, procurando me’horar o desempenho do método, o que o tomou ainda mais oneroso. Esse fato impulsionou a busca de métodos alternativos de triagem, como a inspeção visual desarmada do colo, a cervicografia e a detecção do DNA viral. Em regiões em desenvolvimento, onde os métodos convencionais de triagem são inviáveis, poderiam ser implementados procedimentos que permitissem em visita única — após inspeção visual desarmada do colo tratado com ácido acético — a ressecção das lesões presumivelmente precursoras. A colposcopia continua sendo a conduta adequada para pacientes identificadas pela citologia como de risco para o câncer do colo uterino. O padrão-ouro da colposcopia é o exame histopatológico mediante biópsia dirigida.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-03-06

How to Cite

ALVES, R. R. F.; ALMEIDA NETTO, J. C. de. MÉTODOS DE TRIAGEM E DIAGNÓSTICO NA INFECÇÃO PELO PAPILOMAV RUS HUMANO, NA NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL E NO CÂNCER DO COLO UTERINO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 169–182, 2008. DOI: 10.5216/rpt.v33i2.3434. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/3434. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

UP TO DATE