MORTALIDADE E ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS PROVOCADAS PELA AÇÃO INIBIDORA DO DIFLUBENZURON NA ECDISE DE LARVAS DE Aedes aegypti (DIPTERA, CULICIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v33i1.3248Abstract
A mortalidade e as alterações morfológicas ocorridas em larvas de terceiro estádio de Aedes aegypti foram estudadas sob o efeito do inibidor da ecdise, o diflubenzuron, nas concentrações de 0,1 e 1 ppm, com a finalidade de mostrar os seus mecanismos letais. As principais alterações com o uso da microscopia de luz incluíram a presença de vacúolos citoplasmáticos e grande quantidade de secreção na superfície apical das células do mesêntero, além do espessamento da cutícula e intensa atividade celular. Observaram-se alterações no corpo gorduroso da larva, além tIa presença de várias cutículas. Embora estas se soltassem, às vezes, da região cefálica, a muda não era finalizada, levando a larva à morte. Vários aspectos da ecdise foram evidenciados, dentre eles, o início da muda com espaço subcuticular bem definido e a presença da epicutícula e exocutícula velhas separadas por um espaço exuvial, O diflubenzuron inibiu a reabsorção da exocutícula e a formação da nova cutícula. As larvas morreram presas a essas camadas, em períodos de 6,8 ± 0,59 e de 6,5 ± 0,99 dias, respectivamente, às soluções de 0,1 e 1 ppm. Em condições de campo, apenas a dose de 1 ppm causou 100% de mortalidade, sendo que a morte não ocorre rapidamente como na intoxicação direta com inseticidas neurotóxicos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating the full name and email address, confirming that the material has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology. The authors will not be paid for published articles. They are solely responsible for the content of those articles, even if the Editor holds the right to adjust them to the norms of the journal.
The reviewers will not be paid for the peer review process.