Toxoplasmose em crianças em idade escolar do Estado do Espírito Santo. 4- Terapêutica e acompanhamento clínico e laboratorial de casos com títulos elevados de anticorpos séricos.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v9i1%20e%202.21344Abstract
Os autores procuraram verificar os resultados da associação sulfametoxipiridazina-pirimetamina no tratamento de cinco dentre 16 crianças em idade escolar,com títulos de anticorpos séricos superiores a l/l.024 na Reação de ImunofluorescenciaIndireta (RIFI), e rotulados como portadores de toxoplasmose linfoganglionarassintomática, adotando, como critério de cura, o desaparecimento do enfartamentolinfoganglionar, a normalização dos exames laboratoriais utilizados na fasede seleção dos casos (hemograma, velocidade de hemossedimentação e dosagemdas proteínas e imunoglobulinas sérícas) e decréscimo dos títulos de anticorposespecíficos. As 11 crianças restantes funcionaram como grupo controle.Apesar de se ter observado tendência para queda dos títulos de anticorposespecíficos, em tíiulagem seriada, em quatro dos cinco escolares tratados, nãose pode afirmar, com segurança, que esta titulagem possa ser utilizada para critériode cura, nem que a terapêutica tenha sido eficaz, pois, além do número de casos^tratados ser pequeno, o enfartamento linfoganglionar não desapareceu e os exameslaboratoriais não se normalizaram.Paralelamente ao acompanhamento clínico-laboratorial foi investigada, pormeio da RIFI, a existência da infecção toxoplásmica entre 52 familiares e/ou coabitantesdesses 16 escolares. Em 29 (55,76%) os resultados foram positivos sendoque 17 (58,62%) os títulos variaram de 1/16 a 1/1.024, e em 12 (41,37%) foramsuperiores a 1/1.024.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating the full name and email address, confirming that the material has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology. The authors will not be paid for published articles. They are solely responsible for the content of those articles, even if the Editor holds the right to adjust them to the norms of the journal.
The reviewers will not be paid for the peer review process.