SERVIÇO DE REFERÊNCIA NACIONAL EM FILARIOSES: ACREDITAÇÃO E GARANTIA DA QUALIDADE

Autores

  • Eduardo Brandão Serviço de Referência Nacional em Filarioses, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, Recife-PE, Brasil.
  • Patrícia dos Santos Silva Serviço de Referência Nacional em Filarioses, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, Recife-PE, Brasil.
  • Paulo Sérgio Ramos de Araújo Serviço de Referência Nacional em Filarioses, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, Recife-PE, Brasil.
  • Zulma Medeiros Serviço de Referência Nacional em Filarioses, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, Recife-PE, Brasil.
  • Ana Maria Aguiar Santos Serviço de Referência Nacional em Filarioses, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, Recife-PE, Brasil.
  • Yara Miranda Gomes e Abraham Rocha Serviço de Referência Nacional em Filarioses, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, Recife-PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v44i3.38015

Palavras-chave:

Ambulatório, gestão da qualidade, certificação, filariose linfática.

Resumo

O Serviço de Referência Nacional em Filarioses (SRNF) do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fiocruz, desenvolve atividades multi e interdisciplinares no controle e eliminação da filariose bancroftiana. A fim de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e a segurança do paciente, foi implantado um sistema de qualidade baseado nos padrões de qualidade propostos pela Joint Commission International (JCI). Esta nota tem como objetivo descrever a implantação do programa de cuidados ambulatoriais na referida unidade para outorga da certificação. O processo foi iniciado com um estudo minucioso do Manual de Cuidados Ambulatoriais, realizando-se, em seguida, a elaboração da documentação pertinente, a conscientização e capacitação dos recursos humanos, a adequação física das instalações e, posteriormente, a avaliação externa pela equipe de auditores do JCI. A instituição do novo sistema de qualidade evidenciou que o comprometimento da gestão e de toda a equipe foi, sem dúvida, o elemento mais importante para o alcance das metas e sucesso das ações. Este processo viabilizou avanços efetivos na melhoria da qualidade dos serviços prestados e da segurança do paciente, não somente no SRNF como em toda a instituição na qual ele se encontra inserido

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Como Citar

BRANDÃO, E.; SILVA, P. dos S.; DE ARAÚJO, P. S. R.; MEDEIROS, Z.; SANTOS, A. M. A.; ROCHA, Y. M. G. e A. SERVIÇO DE REFERÊNCIA NACIONAL EM FILARIOSES: ACREDITAÇÃO E GARANTIA DA QUALIDADE. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 350–354, 2015. DOI: 10.5216/rpt.v44i3.38015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/38015. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

INFORME