GESTÃO DA QUALIDADE: IMPLEMENTAÇÃO NO SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM LEISHMANIOSES DE PERNAMBUCO-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v39i2.10737Palavras-chave:
Serviço de Referência em Leishmanioses, Gestão da Qualidade, ISO 15189.Resumo
O Serviço Regional de Referência em Leishmanioses de Pernambuco (Brasil) fornece diagnóstico de complexidade, controle de qualidade para os Laboratórios Centrais (LACENs) do Nordeste e treinamento de Recursos Humanos. Esta prestação de serviço gerou a necessidade de garantia da qualidade dos resultados e da satisfação do cliente, culminando com a busca dos conhecimentos fornecidos pela ISO 15189. A interpretação da norma promoveu conhecimentos voltados para o Sistema de Gestão da Qualidade. A redação de documentos (POPs e Manual da Qualidade) envolveu toda a equipe inicialmente voltada apenas para atividades de pesquisa. O apoio institucional foi importante para a superação de pontos de resistência a uma nova realidade. A implementação da Gestão da Qualidade gerou avanços que, a médio e longo prazo, irão reduzir os custos com reposição de equipamentos, perda de reagentes e material biológico. A garantia de um trabalho executado com
segurança fornece, além da credibilidade externa, satisfação interna e maior produção científica.
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