TRATAMENTO DE CÃES ENVENENADOS EXPERIMENTALMENTE POR BUFADIENOLÍDEOS (SUBSTÂNCIAS ENCONTRADAS NA SECREÇÃO DAS GLÂNDULAS PARATÓIDES DOS SAPOS DO GÊNERO BUFO)
Resumo
Os autores estudaram a administração de dois princípios medicamentosos no tratamento de dez cães envenenados experimentalmente por bufadienolídeos. A medicação utilizada atuou satisfatoriamente, ocorrendo a recuperação total em oito animais. Pelos resultados obtidos no presente experimento, podemos concluir: a) A medicação utilizada atuou satisfatoriamente, e que nos animais envenenados em condições naturais, ela será tanto mais eficaz, quanto mais rapidamente for levada a efeito; b) Com relação ao animal que morreu logo após ser medicado, a necrópsia e a histopatologia revelaram alterações orgânicas pré-existentes e que a nosso ver, foram agravadas através da ação do princípio tóxico utilizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.