A liderança do enfermeiro no contexto dos serviços de urgência e emergência

Autores

  • Danielle Soares Silva
  • Andrea Bernardes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carmen Silvia Gabriel Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Fernanda Ludmilla Rossi Rocha Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Graziela Caldana Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.19615

Palavras-chave:

Liderança, Socorro de Urgência, Enfermagem em Emergência, Pesquisa em Administração de Enfermagem, Gerenciamento da Prática Profissional

Resumo

O estudo objetivou analisar as contribuições das pesquisas sobre liderança em enfermagem no contexto dos serviços de urgência/emergência no período de 2001 a 2012. Trata-se de Revisão Integrativa da Literatura, sendo incluídos estudos indexados no banco de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Systems Online (MEDLINE) e SCOPUS. As publicações foram agrupadas em três categorias: “Estilos de liderança exercidos por enfermeiros de unidade de emergência”; “A liderança como estratégia para melhoria do gerenciamento da assistência de enfermagem”; “O desenvolvimento da liderança do enfermeiro no serviço de urgência e emergência”. Grande parte das publicações tem baixo nível de evidência e está indexada em periódicos internacionais, revelando a necessidade de investimento pela comunidade científica nacional. Conclui-se que as teorias mais utilizadas pelos enfermeiros são: situacional e transformacional. É necessário investimento na comunicação e formação dos enfermeiros para o exercício da liderança.

Descritores: Liderança; Socorro de Urgência; Enfermagem em Emergência; Pesquisa em Administração de Enfermagem; Gerenciamento da Prática Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Soares Silva

Enfermeira. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: danielle.soares.silva@usp.br.

Andrea Bernardes, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: andreab@eerp.usp.br.

Carmen Silvia Gabriel, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: cgabriel@eerp.usp.br.

Fernanda Ludmilla Rossi Rocha, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: ferocha@eerp.usp.br.

Graziela Caldana, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Discente do curso de graduação em Enfermagem da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: graziela.caldana@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31-03-2014

Como Citar

Silva, D. S., Bernardes, A., Gabriel, C. S., Rocha, F. L. R., & Caldana, G. (2014). A liderança do enfermeiro no contexto dos serviços de urgência e emergência. Revista Eletrônica De Enfermagem, 16(1), 211–9. https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.19615

Edição

Seção

Artigo de Revisão