Acolhimento com classificação de risco: avaliação dos profissionais de enfermagem de um serviço de emergência

Autores

  • Eliane Regina Pereira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bárbara Rosso Hilsendeger
  • Caroline Neth
  • Guilherme Mortari Belaver
  • Kátia Cilene Godinho Bertoncello Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.11812

Palavras-chave:

Emergências, Acolhimento, Classificação, Enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que objetivou conhecer e analisar como os profissionais de enfermagem de um serviço de emergência hospitalar público de Santa Catarina avaliam o Acolhimento com Classificação de Risco (ACR). A coleta de dados ocorreu em abril e maio de 2010 por meio de entrevista semiestruturada, com 13 profissionais de enfermagem. Para análise adotou-se o Discurso do Sujeito Coletivo. Dos relatos surgiram dois temas: potencialidade do ACR e fragilidade do ACR. Como potencialidades, foram apontadas o atendimento mais rápido e humano aos usuários que estão com agravos agudos de saúde e que necessitam de intervenção imediata e como fragilidades, a deficiência de espaço físico, materiais e de recursos humanos. Os achados evidenciam que houve mudanças na organização e qualidade do atendimento ao usuário no serviço em questão com o ACR, porém ainda não atendem os pressupostos dessa estratégia da Política Nacional de Humanização.

Descritores: Emergências; Acolhimento; Classificação; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Regina Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Assistente IV, Departamento de Enfermagem (NPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Grupo de Estudo no Cuidado de Pessoas nas Situações Agudas de Saúde (GEASS/NPR/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: pongopam@terra.com.br.

Bárbara Rosso Hilsendeger

Enfermeira. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: babirossoh@hotmail.com.

Caroline Neth

Enfermeira. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: carolneth@hotmail.com.

Guilherme Mortari Belaver

Enfermeiro. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: gmbelaver@gmail.com.

Kátia Cilene Godinho Bertoncello, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta, NPR, UFSC. Pesquisadora GEASS/NPR/UFSC. Florianópolis, Brasil. E-mail: kbertoncello@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Como Citar

1.
Nascimento ERP do, Hilsendeger BR, Neth C, Belaver GM, Bertoncello KCG. Acolhimento com classificação de risco: avaliação dos profissionais de enfermagem de um serviço de emergência. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2011 [citado 28º de março de 2024];13(4):597-603. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/11812

Edição

Seção

Artigo Original