Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Arte da Cena tem como ponto de partida conceitual uma perspectiva policêntrica e dialógica entre campos de estudo da cena, circunscritos no âmbito especifico da área da arte, em perspectivas verticais ou em transversalidade relativa a outras áreas do conhecimento. Esta perspectiva policêntrica e dialógica encontra no conceito grego de OPSIS sua referência operacional, tomando os vetores estéticos temporais/espaciais como índice. Deste modo, a cena é compreendida como campo aberto, capaz de englobar olhares diversificados (cor, luz, espaço, corpo, som, objeto, movimento, palavra) em sua lógica cerimonial. Esta perspectiva busca desviar-se da noção habitual do ator/encenador como vetores referenciais do fenômeno cênico, a partir de uma abertura conceitual, segundo a qual, todos os componentes da cena têm/podem ter igual ou maior emergência, de acordo com o enfoque escolhido pelo pesquisador, seja da ordem da encenação, dramaturgia, direção de arte, atuação e das possibilidades de reflexão teórica e/ou histórica que a abordagem comporte.

Processo de Avaliação pelos Pares

Somente serão aceitas submissões de artigos científicos originais e inéditos, de acordo com os parâmetros acadêmicos de pesquisa em Artes Cênicas, conforme qualificação da Capes, que deverão focar problemas e desafios relacionados a experiências e reflexões sobre os diversos âmbitos e componentes das artes da cena: sua pluralidade, limites e discursos, do ponto de vista teórico e/ou da prática artística.

Nas seções Ensaios (artigos de opinião e reflexões artísticas que não se enquadram nos parâmetros acadêmicos, mas trazem significativas contribuições para o amplo universo das artes da cena) e Entre Vistas (publicação escrita e/ou em formato audiovisual de entrevistas, conferências e palestras), somente serão publicados manuscritos a convite do Conselho Editorial. Caso haja interesse em publicar nestas seções, os editores devem ser consultados.

Inicialmente, o sistema envia um e-mail ao autor correspondente, acusando a submissão do manuscrito, com o respectivo número de cadastro. O processo de revisão editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito ocorrer em concordância com as normas estabelecidas. Caso contrário, o mesmo será devolvido para adequação.

Os artigos submetidos que estiverem em conformidade com as Diretrizes para Autores serão apreciados pelo Conselho Editorial, o qual decidirá ou não pelo prosseguimento da análise do manuscrito, com base na adequação do tema ao escopo da revista, bem como sua relevância frente à comunidade científica e potenciais leitores.

Caso receba parecer favorável do Conselho Editorial, o manuscrito será encaminhado a dois especialistas no assunto no formato duplo-cego, aqui denominados Avaliadores ad hoc, os quais avaliarão, em até quatro semanas, seu mérito técnico-científico, manifestando-se de maneira favorável ou desfavorável à publicação. Em caso de empate (um parecer favorável e outro desfavorável), um terceiro avaliador promoverá o desempate. Neste processo, os avaliadores não terão acesso à identidade dos autores e vice-versa, mas se, apesar desta precaução, for identificado algum conflito de interesse (qualquer tipo de relação que possa interferir na isenção do parecer), solicita-se que o avaliador se manifeste, comunicando a impossibilidade de efetuar a análise do manuscrito.

Caso haja prevalência de pareceres favoráveis, o artigo será aceito para publicação, desde que todas as sugestões dos avaliadores sejam acatadas (ou as justificativas para não fazê-lo sejam devidamente apresentadas e fundamentadas), no prazo máximo de 30 dias.

Após revisão linguística e diagramação, uma prova gráfica será enviada ao autor correspondente, a fim de que ajustes finais possam ser efetuados, no prazo máximo de cinco dias úteis.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Mas a citação da fonte é obrigatória e garante o pleno exercício democrático e respeito aos direitos autorais.

Periodicidade

Arte da Cena é um periódico eletrônico publicado semestralmente pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG).