Curso de Física Elementar do PCNA: Um estudo da sua influência sobre o percentual de aprovação na disciplina Física I para o curso de Engenharia Civil da UFPA
Resumo
O presente artigo objetiva avaliar a influência do Curso de Nivelamento de Física Elementar do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) sobre o indicador de desempenho acadêmico percentual de aprovação dos alunos do curso de engenharia civil da UFPA na disciplina Física I. Para isso, foi feita uma análise de 2010 a 2015 com base em 32 diários de classe da disciplina de Física I ofertados para a faculdade de engenharia civil, totalizando 1247 registros acadêmicos. Entre os alunos matriculados na referida disciplina, estabeleceu-se uma comparação do percentual de aprovação entre os alunos que obtiveram certificação (cursistas PCNA) previamente ao curso de Física I e aqueles que por algum motivo não fizeram ou não alcançaram 70% de frequência no curso de nivelamento (não-cursista PCNA). Os resultados apontam que os cursistas PCNA possuem percentuais de aprovação na disciplina Física I consistentemente mais altos que os obtidos pelos não cursistas.Referências
Barbeta, V. B e Yamamoto, I. Dificuldades Conceituais em Física Apresentadas por Alunos Ingressantes em um Curso de Engenharia. Rev. Bras. Ens. Fís. 24 (3), 324 (2002).
Clube da Engenharia – Proposta para uma nova Engenharia nas salas de aula – Julho, 2012. Disponível em: <http://www.portalclubedeengenharia.org.br/info/proposta-para-uma- nova-engenharia-nas-salas-de-aula >Acessado em: 11 junho. 2016.
Hestenes, D.; Wells, M. A Mechanics Baseline Test. The Physics Teacher, v.30, p.159-166, 1992.
Hestenes, D.; Wells, M.; Swackhamer, G. Force Concept Inventory. The Physics Teacher, v.30, p.141-154, 1992.
Hewitt, Paul G. Física conceitual. Trad. Trieste Freire Ricci; Rev. Técnica Maria Helena Gravina. 11. ed. Porto Alegre. Editora Bookman, 2011.
Rodrigues, A.G.; Tavares, A. S.; Souza, H. K. S.; Batista, R. S.; Jesus, M. M.; Grangeiro, L.C.; Junior, A.S.A. Curso de nivelamento de física elementar: um Projeto inovador de aprendizagem na engenharia. Anais – XL: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2012.
UFPA - Universidade Federal do Pará. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica(SIGAA). Belém, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.