Abordagens para Avaliação da Aprendizagem dos Alunos em um Curso de Bacharelado em Engenharia Química
Resumo
No meio acadêmico, o termo “avaliar” tem sido constantemente associado a expressões como: atribuir notas, aprovar ou reprovar o aluno. Neste trabalho realizou-se uma análise de como os professores que compõem o colegiado do curso de Engenharia Química de uma universidade comunitária organizam suas avaliações e quais os critérios adotados neste processo. Nesta etapa de investigação foi solicitado aos professores que respondessem a um questionário contendo questões fechadas sobre seus processos de avaliação. Mediante a análise das respostas foi possível observar para os professores do curso de Engenharia Química que o processo de avaliação visa identificar a compreensão e desempenho do aluno através de questões que buscam desenvolver seu pensamento crítico, bem como seu desenvolvimento intelectual. Porém, o processo de avaliação não pode ser considerado uma tarefa fácil para os professores e nem para os alunos, visto que uma única forma de avaliação nem sempre é a mais adequada.Referências
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