Análise sobre a Evasão de Alunos da Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira: Percepção dos Ingressantes em Relação à Universidade e Adaptação ao Ambiente Acadêmico
Resumo
Este artigo disserta sobre a evasão discente e seus principais motivos, sobretudo alunos de engenharia da Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira. A pesquisa é resultado de um projeto do Grupo PET Física e Popularização da Ciência, intitulado SAMU - Sistema de Ajuda Mútua entre Universitários que consiste em oficinas de Matemática, Programação e Física, além de outras atividades de ajuda ao ingressante. Foram entrevistados 389 alunos ingressantes dos cursos de Engenharia objetivando identificar as principais deficiências e propor alternativas para a diminuição da evasão. Os resultados mostraram uma dificuldade muito grande em relação às disciplinas de Física e Cálculo bem como o descontentamento em relação às metodologias de ensino empregadas. Diante dessas informações, serão propostas ações preventivas e de acompanhamento dos alunos pelo projeto SAMU e pela universidade de maneira mais efetiva a fim de reduzir o número de vagas ociosas e reprovações em disciplinas da base.
Referências
ALMEIDA, F.D.M. Competências na Constituição de 1988. São Paulo: Atlas, 1991.
ALBUQUERQUE, T. Do abandono à permanência num curso de ensino superior. Sísifo: Revista de ciências da educação, Lisboa, n. 7, p.20-21, 2008. Set/dez. Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMD ?UL). Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/28240665_Do_abandono_a_permanencia_num_curso_de_ensino_superior>. Acesso em: 23 maio 2016.
TRIGRINHO, L.M.V. Evasão escolar nas instituições do ensino superior. Disponível em: <http://www2.cartaconsulta.com.br/espacodocoordenador/evasao-escolar-nas-instituicoes-deensino-superior>. Acesso em: 17 maio 2016.
SILVA, A. O. Sobre o autodidata. Revista Espaço Acadêmico. n. 128, p. 169, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15695>. Acesso em: 24 maio 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.