Ensino dos Conceitos de Mecânica Além dos Muros da Universidade: Relacionando Engenharia, Educação e Sociedade
Resumo
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) mais educação não são tão fáceis de relacionar. A tecnologia pode ser levada para a sociedade através de conceitos e aplicações de mecânica. Fora do ambiente profissional ou acadêmico, a mecânica muitas vezes se limita somente ao reparo de automóveis. A aplicação da mecânica pode ser encontrada em diversas áreas, entre elas: aeronáutica, naval, biomecânica e no nosso dia a dia em situações simples. Diante disso, este artigo mostra um trabalho de extensão realizado, que teve como objetivo principal contribuir com o estreitamento entre universidade e sociedade através de conceitos e aplicações da mecânica junto à comunidade de Angra dos Reis, relacionando o ensino da engenharia, com a educação e a sociedade. A metodologia adotada foi por meio de um trabalho de campo com um questionário sobre conceitos de mecânica no cotidiano, suas aplicações e explicações. Neste trabalho de extensão chegamos a uma conclusão de que é preciso relacionar o ensino de engenharia com a sociedade através de esclarecimentos e conceitos sobre a mecânica, contribuindo com a formação cultural dos alunos, do social envolvido e do entorno do Campus, retirando assim muros entre a universidade e a sociedade.
Referências
S. H. Cutcliffe, “Science, technology, and society studies as an interdisciplinary academic field,” Technol. Soc., vol. 11, no. 4, pp. 419–425, Jan. 1989.
J. Peters, “Engineering, a Dialogue between Science and Society,” CIRP Ann. - Manuf. Technol., vol. 43, no. 1, pp. 401–404, 1994.
O. P. Da, D. Científica, S. A. Sociedade, D. E. R. Em, and P. D. E. Uma, “Nova Ordem De Relações Entre Ciência ,” pp. 31–39, 2006.
J. K. Staniškis and E. Katili?t?, “Complex evaluation of sustainability in engineering education: Case & Analysis,” J. Clean. Prod., Oct. 2015.
W. Longo, “Reflexões de um engenheiro sobre ciência, tecnologia e educação,” Rev. Ensino em Eng., pp. 40–50, 2010.
G. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, Leituras de física. São Paulo, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
