A relevância da Disciplina "Desenho Técnico" para a Formação do Engenheiro de Produção

Autores

  • Juliana Pires Ferreira Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Áurea Caroline Gonçalves Emílio Universidade Federal de Goiás - UFG

Resumo

A disciplina “Desenho Técnico” é de importância inquestionável para os engenheiros de produção. Esse trabalho visa mostrar como a disciplina interfere na vida acadêmica e profissional do discente tanto na sua formação como na elaboração e compreensão de projetos. Foi possível perceber no decorrer desta investigação que o desenho técnico atua potencializando a aprendizagem, corroborando para a formação de um bom profissional. Tanto é que a maioria dos alunos investigados atestaram a importância da matéria para a engenharia.

Biografia do Autor

Juliana Pires Ferreira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Cursando Engenharia de Produção

Áurea Caroline Gonçalves Emílio, Universidade Federal de Goiás - UFG

Cursando Engenharia de Produção

Referências

MONTEIRO, Gildo A. Desenho de projetos. São Paulo: Blucher, 2005.

MORAES, A.B. A expressão gráfica em cursos de engenharia: estado da arte e principais tendências. 2001, 147f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil e Urbana da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

BORTOLOTI, Frederico Damasceno. Leitura e interpretação de desenho técnico. (2009, p. 8)

SILVA, J.C. Aprendizagem mediada por computador: uma proposta para desenho técnico mecânico. 2001, 231f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

CAMPOS, Ana Rita S. de A. Compete?ncia em Desenho Te?cnico e formac?a?o do trabalhador da indu?stria. In: XIX Simpo?sio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Te?cnico. VIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design (GRAPHICA). Anais... Sa?o Paulo, SP: UNESP, 2009.

BAZZO, W. A., PEREIRA, L. T. do V. Introduc?a?o a? Engenharia. 5o ed. Floriano?polis: Ed. da UFSC, 1997.

MACHADO, Ardevan. Geometria Descritiva, 21 edição. 2005.

BENEDET, J.. Ensino por compete?ncia: um novo nome ou um novo rumo para o ensino te?cnico brasileiro. Disponi?vel em <http://www.profissa?omestre.com.br>. Acesso em: 02 jul. 2015.

SUANO, Celso, PASCHOARELLI, L Carlos. A relac?a?o da representac?a?o gra?fica e da ergonomia: um contexto na moda. In Anpedesign II, Rio de Janeiro, 2006.

ANJOS, Telma D. S. dos; PEREIRA, Ta?nia Regina D. S.; SILVA, Tatiana D.; SILVA, Helenita D. Desenho: Ferramenta indispensa?vel na formac?a?o do engenheiro. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE), 2011, Blumenau. Anais... Blumenau, SC: FURB, 2011.

Downloads

Publicado

2016-08-19