Impactos da Reorganização dos Cursos de Engenharia para o ENADE 2014

Authors

  • Vanderli Fava de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Henrique Pernisa Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora

Abstract

Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a configuração dos cursos de Engenharia em Áreas que foi adotada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) na edição de 2014, comparada à organização em Grupos que vigorava nas edições anteriores desse exame. O foco principal da análise é verificar a performance das modalidades de Engenharia configuradas como áreas, comparada com às demais modalidades que estavam contidas nos grupos dos quais faziam parte. A base principal para este estudo são os dados disponibilizados e os relatórios produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que encontram-se disponíveis no seu Portal. Os resultados do estudo mostram que a maioria das modalidades principais de cada grupo que foram transformadas em áreas para a edição 2014, ficou com média superior à média das demais modalidades componentes do grupo na edição do Enade 2011.

Author Biographies

Vanderli Fava de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Engenharia de Produção

Pedro Henrique Pernisa Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Engenharia de Produção

References

FERNANDES, Pedro H. P., OLIVEIRA, Vanderli Fava. ENADE 2014: UM ESTUDO SOBRE AS ALTERAÇÕES PREVISTAS PARA A ENGENHARIA. In: COBENGE 2014 - XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. COBENGE 2014. Brasilia - DF: ABENGE, 2014.

COSTA, Marcos V. O.; OLIVEIRA, Vanderli F. A evolução do desempenho da engenharia no ENADE. In: COBENGE 2013 - XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado - RS. ABENGE, 2013.

BRASIL, Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), inep.gov.br – maio/2014.

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Manuais do ENADE 2005, 2008, 2011 e 2014. Inep.gov.br (mai/2014) Brasília, DF, 2014.

BRASIL, Portal do Sistema de Regulação da Educação Superior (E-MEC), emec.mec.gov.br – maio/2014

OLIVEIRA, Vanderli Fava; QUEIROS, Pedro L.; BORGES, Mario Neto; CORDEIRO, João Sérgio; DIAS, Marcia R. F. Brito; LIMA, Roldão Jr.; AGUIAR, Benedito G.; ALMEIDA, Nival Nunes; SILVA, Paulo R.; VENDRAMINI, Claudete M. M.. Trajetória e estado da arte da formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia volume I: Engenharias. 1. ed. Brasilia: INEP/MEC, 2010. v. 1. 304p .

Published

2015-06-27