Impactos da Reorganização dos Cursos de Engenharia para o ENADE 2014
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a configuração dos cursos de Engenharia em Áreas que foi adotada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) na edição de 2014, comparada à organização em Grupos que vigorava nas edições anteriores desse exame. O foco principal da análise é verificar a performance das modalidades de Engenharia configuradas como áreas, comparada com às demais modalidades que estavam contidas nos grupos dos quais faziam parte. A base principal para este estudo são os dados disponibilizados e os relatórios produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que encontram-se disponíveis no seu Portal. Os resultados do estudo mostram que a maioria das modalidades principais de cada grupo que foram transformadas em áreas para a edição 2014, ficou com média superior à média das demais modalidades componentes do grupo na edição do Enade 2011.Referências
FERNANDES, Pedro H. P., OLIVEIRA, Vanderli Fava. ENADE 2014: UM ESTUDO SOBRE AS ALTERAÇÕES PREVISTAS PARA A ENGENHARIA. In: COBENGE 2014 - XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. COBENGE 2014. Brasilia - DF: ABENGE, 2014.
COSTA, Marcos V. O.; OLIVEIRA, Vanderli F. A evolução do desempenho da engenharia no ENADE. In: COBENGE 2013 - XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado - RS. ABENGE, 2013.
BRASIL, Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), inep.gov.br – maio/2014.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Manuais do ENADE 2005, 2008, 2011 e 2014. Inep.gov.br (mai/2014) Brasília, DF, 2014.
BRASIL, Portal do Sistema de Regulação da Educação Superior (E-MEC), emec.mec.gov.br – maio/2014
OLIVEIRA, Vanderli Fava; QUEIROS, Pedro L.; BORGES, Mario Neto; CORDEIRO, João Sérgio; DIAS, Marcia R. F. Brito; LIMA, Roldão Jr.; AGUIAR, Benedito G.; ALMEIDA, Nival Nunes; SILVA, Paulo R.; VENDRAMINI, Claudete M. M.. Trajetória e estado da arte da formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia volume I: Engenharias. 1. ed. Brasilia: INEP/MEC, 2010. v. 1. 304p .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.