Análise das Abordagens PBL e PLE na Educação em Engenharia com Base na Taxonomia de Bloom e no Ciclo de Aprendizagem de Kolb
Resumo
Os profissionais de Engenharia de hoje precisam dominar habilidades e competências que vão além do conhecimento técnico, e incluem habilidades colaborativas para resolver problemas, desenvolver tecnologia e gerar inovação. Os cursos de Engenharia que utilizam a metodologia tradicional não parecem ser capazes de ajudar os alunos a atingirem seu pleno potencial. Por outro lado, experiências com as abordagens PBL (do inglês: Problem-Based Learning) e PLE (do inglês: Project-Led Education) no ensino da Engenharia têm aumentado nos últimos anos, e seus resultados parecem ser melhores do que outras abordagens educacionais em uso. Enquanto a abordagem PBL analisa casos problemas, com pequenas tarefas e respostas conhecidas para problemas conhecidos, a abordagem PLE é centrada na criação de produtos, com grandes tarefas e múltiplas soluções inovadoras para perguntas desafiadoras, e adota uma abordagem educacional concreta, na qual os alunos criam materiais, artefatos, processos e sistemas, intimamente relacionados com suas situações profissionais futuras. No entanto, ainda há muita confusão entre essas duas abordagens. O objetivo deste trabalho é lançar luz sobre estes temas, através da apresentação de um quadro teórico sintético com base na taxonomiade Bloom e no ciclo de aprendizagem de Kolb.
Palavras-chave: Educação em Engenharia, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Pro-jetos, Ensino e Aprendizagem em Engenharia.
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