Programa de Educação Tutorial na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG: As Dimensões do Trabalho e da Formação
Resumo
O presente artigo tem como objetivo averiguar o modo pelo qual o Programa de Educação Tutorial (PET) na Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir das experiências desenvolvidas pelo grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) sob a ótica do trabalho e a sua relação com a formação. Duas questões permeiam as reflexões: Como transformar as atividades do PET em meios e condições para que o petiano tenha sucesso no mercado de trabalho? Como conduzir o bolsista-PET das Engenharias a ultrapassar a barreira da graduação e chegar à pós-graduação? Assim, para elaboração deste artigo, foi feita primeiramente uma reflexão sobre a filosofia do programa para, posteriormente, refletir sobre o mundo do trabalho e sua ligação com a formação. Por fim, organizou-se um questionário que foi aplicado aos ex-petianos e petianos no sentido de subsidiar as reflexões por meio da narrativa de suas experiências com o programa.
Palavras-chave: Programa de Educação Tutorial, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Com-putação, Conexões de Saberes.
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