Clube de Revista “Seminários em Periódicos de Excelência Parte IV”

Autori

  • Karla Santos de Araújo UFTM
  • Andressa Mariana Alves Neves UFTM
  • Letícia Helena da Silva Bontempo UFTM
  • Raissa Antonelli UFTM
  • Ana Claudia Granato UFTM
  • Thaíla de Melo Florêncio UFTM
  • Geoffroy Roger Pointer Malpass UFTM

DOI:

https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44362

Abstract

Tradicionalmente, em muitos departamentos são organizados núcleos de discussão denominados Clubes de Revista sobre temáticas envolvendo artigos e descobertas dentro da comunidade científica. Nesses núcleos, os envolvidos são familiarizados com artigos científicos, possuem um prazo para estudá-los, para depois apresentá-los e discuti-los. Os artigos pré-selecionados são, em sua maioria, recentes e não relacionados. Neste trabalho, a participação no Clube de Revista da UFTM – conhecido como BBS – colaborou de forma notória na construção do conhecimento, foi um grande incentivador à maior procura por iniciação científica e os alunos participantes estavam muito mais preparados para o desenvolvimento de projetos quando comparados aos demais alunos que não haviam participado. Ainda quanto a Iniciação Científica, o BBS promoveu uma maior interação tanto entre orientador e orientado, como entre os alunos participantes, incrementando o conhecimento científico atualizado, na fundamentação dos artigos científicos utilizados, além de possibilitar o treino dos participantes nas diferentes formas de explorar figuras, tabelas, gráficos. 

Biografie autore

Karla Santos de Araújo, UFTM

Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQMG)

Andressa Mariana Alves Neves, UFTM

Departamento de Engenharia Química

Letícia Helena da Silva Bontempo, UFTM

Deparetamento de Engenharia Química

Raissa Antonelli, UFTM

Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQMG)

Ana Claudia Granato, UFTM

Departamento de Engenharia Química

Geoffroy Roger Pointer Malpass, UFTM

Departamento de Engenharia Química

Riferimenti bibliografici

. F. M. G. S. C. Moita, F. C. B. Andrade, Ensino-pesquisa-extensão: Um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, ago. 2009.

. N. A. M. Pinheiro, R. M. C. F. Silveira, W. A. Bazzo, Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 13, n. 1, abr. 2007.

W. A. Bazzo, Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.

Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado,1998.

S. R. Daly, E. A. Mosyjowski, C. M. Seifert, Teaching Creativity in Engineering Courses. Journal of Engineering Education, v. 103(3), 2014, p.417–44.

S. Bakrania, Integration of Journal Club ideology into a nanotechnology course. Conference paper. American Society for Engineering Education. v.17, 2010, p. 14190 – 14202.

S. Akhund, M. M. Kadir, Do community medicine residency trainees learn through journal club? An experience from a developing country. BMC Medical Education. v.6, 2006, p.43. DOI: 10.1186/1472-6920-6-43

S. L. Hattoy, B. C. Childress, A. Jett, J. Montney, Enhancing experiential education: Implementing and improving the journal club experience. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v.7, 2015, p.389–394.

L. P. Piazzolla, F. M. Scoralick, J. B. Sousa, Clube de revista como estratégia de aprendizado na residência médica. Brasília médica, v.49(1), 2012, p.55-58.

D. J. Good, C. M. Mcintyre, Use of Journal Clubs Within Senior Capstone Courses: Analysis of Perceived Gains in Reviewing Scientific Literature. Journal of Nutrition Education and Behavior, v.47, 2015, p.5.

Pubblicato

2017-11-27