Educação Ambiental e Iniciação Científica no Ensino Fundamental

Auteurs-es

  • Anarisa Fátima Carminatti Universidade de Caxias do Sul
  • Vania Elisabete Schneider Universidade de Caxias do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44416

Résumé

O desenvolvimento de habilidades científicas é o principal objetivo da Alfabetização Científica e Tecnológica, alvo de interesse de inúmeros pesquisadores que tentam tanto elucidar os mecanismos de concretização junto aos estudantes, quanto avaliar os indicadores desse processo. Neste estudo objetivou-se avaliar a efetividade da Educação Ambiental para o desenvolvimento de habilidades científicas em estudantes de uma escola pública, localizada na Microbacia do Arroio Pena Branca no Município de Caxias do Sul, RS, utilizando como tema motivador os recursos hídricos. A metodologia qualitativa participante foi a escolhida e, como estratégias para coleta de dados, utilizou-se o questionário e o grupo focal. O método de aprendizagem ativa utilizado com os participantes foi o Ensino pela Pesquisa. O envolvimento dos estudantes de Ensino Fundamental nas atividades de pesquisa demonstrou-se uma importante ferramenta para a compreensão das metodologias científicas e sua aplicabilidade em atividades de Educação Ambiental, bem como para a formação profissional futura. 

Biographie de l'auteur-e

Anarisa Fátima Carminatti, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel e Licenciada Plena em Ciências-Biologia, Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Mestranda do Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais pela Universidade de Caxias do Sul. Atuo como professora do Ensino Fundamental de escola pública.

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Publié-e

2017-11-27