Análise de utilização de jogos como ferramento de ensino em turmas de engenharia
Résumé
A utilização de jogos interativos como ferramenta de ensino tem se mostrado válida. Inúmeros exemplos são encontrados e aplicados. Para avaliar os jogos na opinião dos alunos de graduação do curso de Engenharia de Minas e Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal de Ouro Preto, foram desenvolvidos três jogos para a lousa digital interativa envolvendo o conteúdo da disciplina Processamento Mineral III. A partir de um questionário respondido pelos alunos, cerca de 95,0 % deles consideraram que os jogos contribuíram para o aprendizado, sedimentaram e/ou aumentaram o conhecimento e poderiam ser realizados com maior frequência e em outras disciplinas.
Références
ANTONIO, J. C. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digital-interativa-chegou-e-agora/> Acesso em: 01 jun. 2016.
CASTRO, D. V.; REGIO, R. L. S.; MENEZES, A. G. C.; CARMO, C. T. do. Fatores contextuais críticos para o sucesso da aplicação de atividades lúdicas na elevação dos conhecimentos sobre produção enxuta: um estudo de caso. Anais: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Bento Gonçalves, 2012. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2012_TN_STP_166_963_20760.pdf > Acesso em: 10 jun. 2016.
HU, O. R. T.; CYMROT, R.; PAMBOUKIAN, S. V. D.; BARROS, E. de A. R. B.; ZAMBOTINI, L. C. Avaliação do uso da metodologia de jogo de empresas no ensino de gestão no curso de engenharia da universidade presbiteriana Mackenzie. Anais: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2011. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2011/sessoestec/art1686.pdf> Acesso em: 10 jun. 2016.
OLIVEIRA, Maria Evaneide Barros; FACULDADE CEARENSE. O uso dos jogos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita – um estudo de caso numa escola pública de Fortaleza, 2013. 75p, Monografia. Disponível em: <http://www.faculdadescearenses.edu.br/biblioteca/2014-07-23-00-33-36/graduacao/9-pedagogia/618-o-uso-dos-jogos-pedagogicos-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-da-leitura-e-escrita-um-estudo-de-caso-numa-escola-publica-de-fortaleza> Acesso em: 03 jun. 2016.
PINTO, Leandro Trindade; INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, ciência e tecnologia. O uso dos jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias, 2009. 132p, Dissertação (Mestrado). Disponível em: < http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/3039> Acesso em: 03 jun. 2016.
SAIDELLES, A. P. F.; CRUZ, L. C. da; KIRCHNER, R. M.; PIVOTTO, O. L.; SANTOS, D. S. dos; SANTOS, N. R. Z. dos. Jogo didático como auxiliar para o aprendizado em química. Anais: XVI Jornada Nacional da Educação. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2012. Disponível em: <http://jne.unifra.br/artigos/4745.pdf> Acesso em: 03 jun. 2016.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.