Grupo Clown - Engenheiros Sem Fronteiras (Conexões de Saberes): Construindo uma Formação Humanística nos Cursos de Engenharia por meio da Arte, Cultura e Conexões de Saberes
Résumé
O Grupo Clown - Engenheiros Sem Fronterias (Conexões de Saberes) é um grupo de palhaços formado por Engenheiros e estudantes dos cursos de Engenharia. As apresentações culturais são realizadas em espaços convencionais e não convencionais sem a preocupação com o cenário. Entretanto, há uma preocupação com o figurino dos clowns e a utilização de instrumentos musicais. A base teórica do Grupo Clown remonta as origens do Teatro Pobre, de Jerzy Grotowski (1933-1999). Ao preocupar-se com a utilização da música, do teatro e da dança para apresentar e promover o prazer pela arte, o Grupo Clown valoriza a interação com o público e a não atribuição de grande importância a elementos estruturais comumente caracterizadores do teatro como cenário, palco e iluminação. Dessa maneira, o Grupo Clown beneficia seus integrantes por proporcionar um desenvolvimento na capacidade de comunicação, contato com a comunidade externa à Universidade Federal de Goiás (UFG) e também a satisfação, ao permitir que a arte seja difundida de maneira simples e eficaz. Portanto, o Grupo Clown - Engenheiros Sem Fronteiras (Conexões de Saberes) promove uma Formação Humanística ao passo que contribui para melhoria da capacidade de comunicação dos seus membros. Nos cinco anos de criação do Grupo Clown, somam-se quatorze apresentações, com destaque para uma apresentação de nível nacional.Références
Portal da Escola de Engenharia El´etrica, Mecˆanica e de Computa¸c˜ao: Projeto Pedag´ogico de Curso
(Engenharia El´etrica). Dispon´?vel em: <http://www2.emc.ufg.br/p/4476-engenharia-eletrica>. Acesso:
dezembro 2014.
Portal da Escola de Engenharia El´etrica, Mecˆanica e de Computa¸c˜ao: Projeto Pedag´ogico de Curso (Engenharia de Computa¸c˜ao). Dispon´?vel em: <http://www2.emc.ufg.br/p/4475-engenharia-decomputacao>. Acesso: 15 dezembro 2014.
Portal da Escola de Engenharia El´etrica, Mecˆanica e de Computa¸c˜ao: Projeto Pedag´ogico de Curso (Engenharia Mecˆanica). Dispon´?vel em: <http://www2.emc.ufg.br/p/4477-engenharia-mecanica>. Acesso:
dezembro 2014.
A. V. Cenci and A. A. F´avero, “Notas sobre o papel da forma¸c˜ao human´?stica na universidade”. Revista
Pragmateia Filos´ofica, Bras´?lia, v. 2, n. 1, pp. 1-8, out., 2008.
J. Rojas, “O l´udico na constru¸c˜ao interdisciplinar da aprendizagem: uma pedagogia do afeto e da
criatividade na escola”, in 25a Reuni˜ao Anual da Associa¸c˜ao Nacional de P´os-Gradua¸c˜ao e Pesquisa
em Educa¸c˜ao, Caxamb´u-MG, 2002, pp. 1-14.
L. V. R. Dias, J. L. A. Leit˜ao, A. M. da Silva Filho, C. L. B. da Silva and G. A. de Deus J´unior,
“Perspectivas do Projeto de Ensino Engenheiros Sem Fronteiras”, in VIII Congresso de Pesquisa, Ensino
e Extens˜ao, Goiˆania-GO, 2011, pp. 1-4.
L. V. R. Dias, J. L. A. Leit˜ao, R. A. de Rezende Junior, A. M. da Silva Filho, C. L. B. da Silva and G. A.
de Deus J´unior, “Grupo Clown - Engenheiros Sem Fronteiras (Conex˜oes de Saberes)”, in V Semin´ario
de Extens˜ao Universit´aria da Regi˜ao Centro-Oeste, Goiˆania-GO, 2012, pp. 1-5.
J. Grotowski and L. Flaszen. O Teatro Laborat´orio de Jerzy Grotowski, 1959 - 1969. S˜ao Paulo: Editora
Perspectiva, 2010.
V. Spolin. Improvisa¸c˜ao para o teatro. S˜ao Paulo: Editora Perspectiva, 2006.
D. Fo. Manual M´?nimo do Ator. S˜ao Paulo: Editora Senac, 2004.
E. Wallon. O circo no riso da arte. Tradu¸c˜ao Ana Alvarenga, Auguntin de Tugny e Cristiane Lage -
Belo Horizonte: Autˆentica Editora, 2009.
M. F. Bolognesi. Circos e Palha¸c˜oes Brasileiros. S˜ao Paulo: Cultura Acadˆemica Editora, 2007.
R. Courtney. Jogo, Teatro Pensamento. S˜ao Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
L. V. R. Dias, J. L. A. Leit˜ao, R. A. de Rezende Junior, A. M. da Silva Filho, C. L. B. da Silva and G. A.
de Deus J´unior, “Grupo Clown - Engenheiros Sem Fronteiras (Conex˜oes de Saberes)”, in IX Congresso
de Pesquisa, Ensino e Extens˜ao, Goiˆania-GO, 2012, pp. 1-5.
B. H. C. de Andrade, J. L. A. Leit˜ao, L. V. R. Dias, M. L. M. dos Santos and G. A. de Deus J´unior,
“Grupo Clown - Engenheiros Sem Fronteiras (Conex˜oes de Saberes): Arte e Humaniza¸c˜ao”, in XI Encontro Centro-Oeste e Norte dos Grupos do Programa de Educa¸c˜ao Tutorial, Corumb´a-MS, 2013, pp.
-8.
B. H. de C. Andrade, R. Cherubin, J. L. A. Leit˜ao, M. V. Paula, L. V. R. Dias, M. L. Matias, A.
M. da Silva Filho and G. A. de Deus J´unior, “Grupo Clown: Interdisciplinaridade e Humaniza¸c˜ao - O
Par´agrafo que Faltava”, in XVIII Encontro Nacional dos Grupo do Programa de Educa¸c˜ao Tutorial,
Recife-PE, 2013, pp. 1-4.
C. A. Dias. Grupo Focal: t´ecnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. 2000.
A. S. Gomes, A. M. Silva Filho, B. H. C. de Andrade, C. C. Silva, G. A. de Deus J´unior, G. L. Filho, M.
L. M. dos Santos and R. Cherubin, T. Borges, “Grupo Clown - Engenheiros Sem Fronteiras (Conex˜oes
de Saberes): Construindo uma Forma¸c˜ao Human´?stica nos Cursos de Engenharia por Meio da Arte”,
in XLII Congresso Brasileiro de Educa¸c˜ao em Engenharia, Juiz de Fora-MG, 2014, pp. 1-11, Artigo
A. S. GOMES, A. O. S. Oliveira, F. S. Pereira and G. A. de Deus J´unior, “Conex˜oes de Saberes: Arte,
Cultura e Criatividade”, in XII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extens˜ao, Goiˆania-GO, 2015, pp. 1-5.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.