O Conceito de Engenharia à Luz do Conselho Profissional: por uma Crítica Filosófica do Ensino de Engenharia

Autores/as

  • José Aravena-Reyes Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

Este artigo representa um estudo crítico sobre o conceito de engenharia –fundamento para todo o processo formativo dos engenheiros– a partir das definições encontradas na literatura profissional. São apresentados três argumentos filosóficos que permitem analisar as definições de engenharia que embasam as normativas legais da profissão. Constata-se nessa análise a fragilidade das definições e as suas consequências no processo formativo dos estudantes de engenharia, especificamente em torno à conceituação legal do termo projeto. Verificasse a necessidade de uma reflexão filosófica de modo a subsidiar apropriadamente a redefinição de conceitos utilizados no processo formativo e na vida profissional

Biografía del autor/a

José Aravena-Reyes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado IV do Departamento de Construção Civil, DSc. em Engenharia Oceânica, área de Projeto de Sistemas Oceânicos, Lider do Núcleo de Pesquisas em Educação e Tecnologia, Coordenador do Curso de Pósgraduação em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Esnino Básico, Professor da Disciplina Projeto e Desenho Auxiliado por Computador, com pesquisas em Educação de Engenharia, filosofia da engenharia e do projeto e Educação a Distância

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Publicado

2015-12-22