Evolução da Percepção Discente frente ao Uso de Videoaulas em Laboratório de Engenharia Elétrica
DOI:
https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44368Abstract
Este artigo apresenta a experiência obtida no uso de videoaulas como ferramentas didáticas no processo ensino-aprendizagem em práticas da disciplina “Laboratório de Circuitos Elétricos I”, constituinte da grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Na época da implantação das videoaulas, em 2012, e mais recentemente, em 2015, foram realizadas consultas aos estudantes no sentido de quantificar-se o impacto desse novo recurso didático em seu aprendizado. Uma comparação entre os resultados das duas consultas é realizada, permitindo evidenciar diferenças no comportamento do corpo discente e na aprendizagem prática em engenharia. Além disso, evidencia-se que tais recursos podem ser utilizados em plataformas digitais de acesso público, atendendo às necessidades da comunidade externa à universidade.References
K. D. Taylor, J. W. Honchell and W. E, DeWitt, “Distance Learning in Courses with a Laboratory” in Proceedings of 26th Annual Conference on Frontiers in Education – FIE ‘96. November, 1996.
Portal da Stanford University. Stanford Online. Disponível em: . Acesso em: 07 novembro 2016.
Portal da The Pennsylvania State University. World Campus. Disponível em: . Acesso em: 07 novembro 2016.
Portal da The University of Queensland. Essencial Information for Students. Distance learning. Disponível em: . Acesso em: 07 novembro 2016.
M. I. Timm, F. Schnaid, R. C. M. Ferreira Filho, “Ensino Tecnológico: modelo de uso de multimídia e internet. Disponível em: < cinted.ufrgs.br/videoeduc/modelo_ead_ensino_tecnologico_FINAL_SUCESU.pdf>. Acesso em: 07 novembro 2016.
Portal e-Aulas da Universidade de São Paulo. Disponível em: < eaulas.usp.br/portal/home>. Acesso em: 07 novembro 2016.
M. J. González, “Integranting digital vídeo resources in teaching elearning engeneering courses”. Universidad de Burgos. Espanha, 2010.
U. Tudevdagva, “The virtual laboratories: case study in traditional teaching and E-learning for engineering sciences”. Power Engineering School of Mongolian University of Science and Technology. Mongolia, 2014.
C. P. G. Guedes, J. F. Araújo, J. P. S. Silva, E. G. Costa E G. J. C. Almeida, “Estratégia para melhoria do aprendizado em disciplinas com laboratório.” Anais: XL – Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém, 2012.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 de novembro de 2016.
PNE em Movimento. Planos da Educação - MEC. Disponível em: . Acesso em: 24 de novembro de 2016.
Resolução CNE/CES Nº1, de 3 de abril de 2001 - Ministério da Educação do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 de novembro de 2016.
A. S. da Silva Filho, “Estatísticas e Retrospectos da Educação à Distância no Brasil.” Revista de Educação, vol. xii, n. 14, 2009. p. 165-179.
Censo EaD Brasil 2012. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Disponível em: . Acesso em: 24 de novembro de 2016.
Censo EaD Brasil 2013. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Disponível em: . Acesso em: 24 de novembro de 2016.
Censo EaD Brasil 2014. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Disponível em: . Acesso em: 24 de novembro de 2016.
Censo EaD Brasil 2015. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/Censo_EAD_2015_POR.pdf>. Acesso em: 24 de novembro de 2016.
M. T. B. Florentino, J. F. de Araújo, T. V. Ferreira, “O Uso de Vídeo-Aulas nos Laboratórios de Ensino de Graduação em Engenharia Elétrica”. Anais: XLI – Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Gramado, 2013.
A. J. S. Firmo, T. V. Ferreira, “Emprego de Vídeo-Aulas como Ferramenta Didática no Ensino Prático de Engenharia Elétrica”. Anais: XLIV – Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Natal, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.