Evolução da Percepção Discente frente ao Uso de Videoaulas em Laboratório de Engenharia Elétrica

Authors

  • Tarso Vilela Ferreira Universidade Federal de Campina Grande http://orcid.org/0000-0002-3852-8586
  • Augusto José Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcus Tulius Barros Florentino Universidade Federal do Reconcavo da Bahia,

DOI:

https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44368

Abstract

Este artigo apresenta a experiência obtida no uso de videoaulas como ferramentas didáticas no processo ensino-aprendizagem em práticas da disciplina “Laboratório de Circuitos Elétricos I”, constituinte da grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Na época da implantação das videoaulas, em 2012, e mais recentemente, em 2015, foram realizadas consultas aos estudantes no sentido de quantificar-se o impacto desse novo recurso didático em seu aprendizado. Uma comparação entre os resultados das duas consultas é realizada, permitindo evidenciar diferenças no comportamento do corpo discente e na aprendizagem prática em engenharia. Além disso, evidencia-se que tais recursos podem ser utilizados em plataformas digitais de acesso público, atendendo às necessidades da comunidade externa à universidade.

Author Biographies

Tarso Vilela Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande

Augusto José Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Engenharia Elétrica

Marcus Tulius Barros Florentino, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia,

Centro de Ciencias Exatas e Tecnologicas,

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Published

2017-11-27