Curso de Física Elementar do PCNA: Um estudo da sua influência sobre o percentual de aprovação na disciplina Física I para o curso de Engenharia Civil da UFPA

Authors

  • Odivaldo Barbosa Dias Universidade Fderal do Pará-UFPA
  • Marcos Lopes de Sousa Brito Universidade Federal do Pará
  • Irailce dos Prazeres Gomes Universidade Federal do Pará
  • Wallyson Santos Martins Universidade Federal do Pará
  • José Benicio da Cruz Costa Universidade Federal do Pará
  • Alexandre Guimarães Rodrigues Universidade Federal do Pará

Abstract

O presente artigo objetiva avaliar a influência do Curso de Nivelamento de Física Elementar do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) sobre o indicador de desempenho acadêmico percentual de aprovação dos alunos do curso de engenharia civil da UFPA na disciplina Física I. Para isso, foi feita uma análise de 2010 a 2015 com base em 32 diários de classe da disciplina de Física I ofertados para a faculdade de engenharia civil, totalizando 1247 registros acadêmicos. Entre os alunos matriculados na referida disciplina, estabeleceu-se uma comparação do percentual de aprovação entre os alunos que obtiveram certificação (cursistas PCNA) previamente ao curso de Física I e aqueles que por algum motivo não fizeram ou não alcançaram 70% de frequência no curso de nivelamento (não-cursista PCNA). Os resultados apontam que os cursistas PCNA possuem percentuais de aprovação na disciplina Física I consistentemente mais altos que os obtidos pelos não cursistas.

Author Biographies

Odivaldo Barbosa Dias, Universidade Fderal do Pará-UFPA

Instituto de Tecnologia

Marcos Lopes de Sousa Brito, Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia

Irailce dos Prazeres Gomes, Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia

Wallyson Santos Martins, Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia

José Benicio da Cruz Costa, Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia

Alexandre Guimarães Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia

References

Barbeta, V. B e Yamamoto, I. Dificuldades Conceituais em Física Apresentadas por Alunos Ingressantes em um Curso de Engenharia. Rev. Bras. Ens. Fís. 24 (3), 324 (2002).

Clube da Engenharia – Proposta para uma nova Engenharia nas salas de aula – Julho, 2012. Disponível em: <http://www.portalclubedeengenharia.org.br/info/proposta-para-uma- nova-engenharia-nas-salas-de-aula >Acessado em: 11 junho. 2016.

Hestenes, D.; Wells, M. A Mechanics Baseline Test. The Physics Teacher, v.30, p.159-166, 1992.

Hestenes, D.; Wells, M.; Swackhamer, G. Force Concept Inventory. The Physics Teacher, v.30, p.141-154, 1992.

Hewitt, Paul G. Física conceitual. Trad. Trieste Freire Ricci; Rev. Técnica Maria Helena Gravina. 11. ed. Porto Alegre. Editora Bookman, 2011.

Rodrigues, A.G.; Tavares, A. S.; Souza, H. K. S.; Batista, R. S.; Jesus, M. M.; Grangeiro, L.C.; Junior, A.S.A. Curso de nivelamento de física elementar: um Projeto inovador de aprendizagem na engenharia. Anais – XL: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2012.

UFPA - Universidade Federal do Pará. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica(SIGAA). Belém, 2016.

Published

23-08-2017