Abordagens para Avaliação da Aprendizagem dos Alunos em um Curso de Bacharelado em Engenharia Química
Abstract
No meio acadêmico, o termo “avaliar” tem sido constantemente associado a expressões como: atribuir notas, aprovar ou reprovar o aluno. Neste trabalho realizou-se uma análise de como os professores que compõem o colegiado do curso de Engenharia Química de uma universidade comunitária organizam suas avaliações e quais os critérios adotados neste processo. Nesta etapa de investigação foi solicitado aos professores que respondessem a um questionário contendo questões fechadas sobre seus processos de avaliação. Mediante a análise das respostas foi possível observar para os professores do curso de Engenharia Química que o processo de avaliação visa identificar a compreensão e desempenho do aluno através de questões que buscam desenvolver seu pensamento crítico, bem como seu desenvolvimento intelectual. Porém, o processo de avaliação não pode ser considerado uma tarefa fácil para os professores e nem para os alunos, visto que uma única forma de avaliação nem sempre é a mais adequada.References
C. C. Luckesi. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
C. C. Luckesi. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
M. C. Abreu; M. T. Masetto. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
J. Hoffmann. Avaliação: mito & desafio : uma perspectiva construtivista. 23 ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.
J. Hoffmann. Pontos & contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.
J. Hoffmann. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
N. C. Balzan; M. R. L. de Sordi. O Imperativo Ético do bom uso da avaliação no planejamento educacional. Série Acadêmica, PUC-Campinas, Campinas - SP, v. 1, n. 10, p. 11-25, 1999.
N. C. Balzan. A Cultura da Avaliação em Construção. Revista Avaliação, Campinas, v. 8, n. 3, p. 133-159, 2003.
M. R. L. de Sordi. “A Avaliação e seu Potencial Inovador nos Processos de Formação na Área de Ciências Exatas e Engenharias.” Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. 12, p. 115-126, 2002.
M. R. L. de Sordi ; N. C. R. Balzan; J. A. Lopes. “A Cultura da Avaliação em Construção”. Revista Avaliação (Campinas), Campinas, v. 8, p. 133-159, 2003a.
M. R. L. de Sordi. “A Avaliação e Seu Potencial Inovador nos Processos de Formação na Área de Ciências Sociais Aplicadas.” Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. 1, n. 15, p. 75-87, 2003b.
M. R. L. de Sordi. “A avaliação como promotora da qualidade social nos cursos da área da saúde: das palavras aos atos.” Revista Avaliação (Campinas), v. 11, n. 2, p. 87-102, 2006.
A. M. Borba; C. Ferri. “Avaliação: Contexto e Perspectivas.” Revista Alcance. Itajaí, Editora UNIVALI. Ano IV. No 2. p. 47-55. 1997.
A. M. Borba; C. Ferri; R. C. L. Hostins. “Avaliação da aprendizagem no ensino superior: questões que emergem da prática docente.” Contrapontos (UNIVALI), v. 7, p. 43-53, 2007.
J. Pacheco. Avaliação dos alunos na perspectiva da reforma (2ª ed.). Porto: Porto Editora. 1995.
M. O. de Moura. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. Tese (Livre Docência em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
A. O. Lima. Avaliação escolar: julgamento x Construção. 4ª ed. Petrópolis, Vozes, 1996
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.