Análise sobre a Evasão de Alunos da Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira: Percepção dos Ingressantes em Relação à Universidade e Adaptação ao Ambiente Acadêmico

Authors

  • Márcio Tsuyoshi Yasuda Federal University of Itajubá - Itabira Campus http://orcid.org/0000-0002-5532-4403
  • Bruno Raffael Almeida de Ávila Federal University of Itajubá - Itabira Campus
  • Daniela Cotta Bicalho Universidade Federal de Itajubá, Unifei Campus de Itabira
  • Débora de Figueiredo Barbosa Universidade Federal de Itajubá, Unifei Campus de Itabira
  • Izabelle Jennifer Romualdo Caetano Barro Universidade Federal de Itajubá, Unifei Campus de Itabira
  • Letícia Lauriano Universidade Federal de Itajubá, Unifei Campus de Itabira

Abstract

Este artigo disserta sobre a evasão discente e seus principais motivos, sobretudo alunos de engenharia da Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira. A pesquisa é resultado de um projeto do Grupo PET Física e Popularização da Ciência, intitulado SAMU - Sistema de Ajuda Mútua entre Universitários que consiste em oficinas de Matemática, Programação e Física, além de outras atividades de ajuda ao ingressante. Foram entrevistados 389 alunos ingressantes dos cursos de Engenharia objetivando identificar as principais deficiências e propor alternativas para a diminuição da evasão. Os resultados mostraram uma dificuldade muito grande em relação às disciplinas de Física e Cálculo bem como o descontentamento em relação às metodologias de ensino empregadas. Diante dessas informações, serão propostas ações preventivas e de acompanhamento dos alunos pelo projeto SAMU e pela universidade de maneira mais efetiva a fim de reduzir o número de vagas ociosas e reprovações em disciplinas da base.

Author Biographies

Márcio Tsuyoshi Yasuda, Federal University of Itajubá - Itabira Campus

Docente de Física D.E. da Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira. Áreas de atuação: Ciência e Engenharia de Matreriais, Ensino de Física e Popularização da Ciência.

Bruno Raffael Almeida de Ávila, Federal University of Itajubá - Itabira Campus

Grupo PET Física e Popularização da Ciência

Débora de Figueiredo Barbosa, Universidade Federal de Itajubá, Unifei Campus de Itabira

Grupo PET Física e Popularização da Ciência

Letícia Lauriano, Universidade Federal de Itajubá, Unifei Campus de Itabira

Grupo PET Física e Popularização da Ciência

References

ALMEIDA, F.D.M. Competências na Constituição de 1988. São Paulo: Atlas, 1991.

ALBUQUERQUE, T. Do abandono à permanência num curso de ensino superior. Sísifo: Revista de ciências da educação, Lisboa, n. 7, p.20-21, 2008. Set/dez. Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMD ?UL). Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/28240665_Do_abandono_a_permanencia_num_curso_de_ensino_superior>. Acesso em: 23 maio 2016.

TRIGRINHO, L.M.V. Evasão escolar nas instituições do ensino superior. Disponível em: <http://www2.cartaconsulta.com.br/espacodocoordenador/evasao-escolar-nas-instituicoes-deensino-superior>. Acesso em: 17 maio 2016.

SILVA, A. O. Sobre o autodidata. Revista Espaço Acadêmico. n. 128, p. 169, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15695>. Acesso em: 24 maio 2016.

Published

23-08-2017