Análise de utilização de jogos como ferramento de ensino em turmas de engenharia

Authors

  • Gabriele Martins Gontijo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ana Carolina Araújo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Otávia Martins Rodrigues Universidade Federal de Ouro Preto

Abstract

A utilização de jogos interativos como ferramenta de ensino tem se mostrado válida. Inúmeros exemplos são encontrados e aplicados. Para avaliar os jogos na opinião dos alunos de graduação do curso de Engenharia de Minas e Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal de Ouro Preto, foram desenvolvidos três jogos para a lousa digital interativa envolvendo o conteúdo da disciplina Processamento Mineral III. A partir de um questionário respondido pelos alunos, cerca de 95,0 % deles consideraram que os jogos contribuíram para o aprendizado, sedimentaram e/ou aumentaram o conhecimento e poderiam ser realizados com maior frequência e em outras disciplinas. 

Author Biographies

Gabriele Martins Gontijo, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Engenharia de Minas/Universidade Federal de Ouro Preto

 

Ana Carolina Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Engenharia de Minas/Universidade Federal de Ouro Preto

Otávia Martins Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Engenharia de Minas/Universidade Federal de Ouro Preto

References

ANTONIO, J. C. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digital-interativa-chegou-e-agora/> Acesso em: 01 jun. 2016.

CASTRO, D. V.; REGIO, R. L. S.; MENEZES, A. G. C.; CARMO, C. T. do. Fatores contextuais críticos para o sucesso da aplicação de atividades lúdicas na elevação dos conhecimentos sobre produção enxuta: um estudo de caso. Anais: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Bento Gonçalves, 2012. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2012_TN_STP_166_963_20760.pdf > Acesso em: 10 jun. 2016.

HU, O. R. T.; CYMROT, R.; PAMBOUKIAN, S. V. D.; BARROS, E. de A. R. B.; ZAMBOTINI, L. C. Avaliação do uso da metodologia de jogo de empresas no ensino de gestão no curso de engenharia da universidade presbiteriana Mackenzie. Anais: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2011. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2011/sessoestec/art1686.pdf> Acesso em: 10 jun. 2016.

OLIVEIRA, Maria Evaneide Barros; FACULDADE CEARENSE. O uso dos jogos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita – um estudo de caso numa escola pública de Fortaleza, 2013. 75p, Monografia. Disponível em: <http://www.faculdadescearenses.edu.br/biblioteca/2014-07-23-00-33-36/graduacao/9-pedagogia/618-o-uso-dos-jogos-pedagogicos-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-da-leitura-e-escrita-um-estudo-de-caso-numa-escola-publica-de-fortaleza> Acesso em: 03 jun. 2016.

PINTO, Leandro Trindade; INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, ciência e tecnologia. O uso dos jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias, 2009. 132p, Dissertação (Mestrado). Disponível em: < http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/3039> Acesso em: 03 jun. 2016.

SAIDELLES, A. P. F.; CRUZ, L. C. da; KIRCHNER, R. M.; PIVOTTO, O. L.; SANTOS, D. S. dos; SANTOS, N. R. Z. dos. Jogo didático como auxiliar para o aprendizado em química. Anais: XVI Jornada Nacional da Educação. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2012. Disponível em: <http://jne.unifra.br/artigos/4745.pdf> Acesso em: 03 jun. 2016.

Published

2017-08-23